Síntese da Sessão Ordinária do dia 29 de abril de 2019

por adm publicado 30/04/2019 10h42, última modificação 30/04/2019 10h42

Foi realizada na segunda-feira, 29 de abril, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras no ano de 2019. Estavam presentes os vereadores (as): Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Darleia Oliveira, Emir Alencar, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

Justificada a ausência do Vereador Emerson Cardoso.

Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.

Destaques das falas dos vereadores:

O Vereador Irmão Leonardo, presidente da mesa diretora, agradeceu ao vereador Emir, vice-presidente da mesa, por ter assumido os trabalhos da última Sessão Ordinária e informou que Ele, o Vereador Cobra e o Vereador Júlio da Foto Layser participaram da Marcha dos Vereadores, realizada em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril. Comentou sobre a proposta à PEC que trata da prorrogação dos mandatos de vereadores e prefeitos até 2022, informando que a mesma não deverá ser pautada na Câmara dos Deputados, segundo informações do próprio presidente da casa, Rodrigo Maia. Informou que outros temas foram tratados na Marcha, como o Pacto Federativo e a Reforma da Previdência.

O Vereador Cobra comemorou o inicio dos trabalhos de tapa buracos na BR 230. Destacou que os vereadores são os primeiros políticos a serem procurados pelo povo e que por isso é importante a participação dos mesmos em eventos como a Marcha dos Vereadores, pois assim podem defender as demandas do povo. Defendeu melhorias nas estradas vicinais do município. Informou que buscará ajuda do deputado que apoiou para que sejam garantidos recursos para a recuperação da estrada da região da localidade Pequizeiro.  Cobra defendeu mudanças no projeto da reforma da previdência.

O Vereador Júlio da Foto Layser, dentre outros pontos, apresentou indicação solicitando que seja encaminhado oficio ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para que o órgão instale lombadas na BR 230, ao longo do perímetro urbano de São Raimundo das Mangabeiras. Para ele, se existissem as lombadas, muitas vidas ceifadas em acidentes na Avenida Rodoviária teriam sido salvas. Defendeu que as lombadas sejam construídas entre a entrada do Bairro São João e o Bairro Olaria, pelo menos cinco ao longo do trajeto. Júlio também comentou sobre a Marcha dos Vereadores em Brasília, da qual participou. Mencionou que muitas conquistas nacionais obtidas em Brasília também foram fruto da mobilização dos vereadores.  Lembrou que participa da marcha desde 2013, que os vereadores são a maior classe política do país, com mais de 55 mil vereadores.

A Vereadora Darleia Oliveira reforçou pedido que fez na sessão passada sobre a questão dos alunos da região do Bebedouro e Esparra que estão sendo prejudicados por não estarem tendo acesso ao transporte escolar. Explicou que a culpa do problema não é do motorista que faz o transporte escolar, mas da gestão do município que não está mantendo a qualidade das estradas vicinais. Pediu que o poder executivo cuide em resolver o problema das estradas, pois o povo já está perdendo a fé, e que o povo do interior precisa de estradas de qualidade. Disse que a má qualidade das estradas reflete negativamente na qualidade do aprendizado dos alunos que são transportados por elas.

O Vereador Emir Alencar apresentou requerimento solicitando que a Câmara encaminhe oficio à diretoria da Cemar sobre a falta de energia sistemática na rede 34,5 KVA, entre Balsas e Mangabeiras. Ele mencionou que quem faz uso da energia da rede necessita da solução deste problema com urgência.  Pediu que o oficio seja enviado à diretoria da Cemar e que se possível a questão seja abordada pelos vereadores em visita presencial à diretoria da Cemar. Comentou que, caso nenhuma providência seja tomada por parte da Cemar, será necessário acionar o Ministério Público. Disse que, se for necessário, é possível realizar um abaixo-assinado para ser anexado ao oficio.

A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br