Realizada audiência pública sobre o trânsito em São Raimundo das Mangabeiras
A Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras realizou na segunda feira, 03 de março, uma audiência pública para debater a situação do trânsito na cidade. A audiência foi proposta pelo vereador Felix Resplandes (PC do B). Durante as discussões ficou evidente a necessidade da sinalização das ruas e a criação do Departamento Municipal de Trânsito. Foi debatido também a necessidade de uma ciclovia até o campus do IFMA e o aumento do acostamento no trajeto, bem como a criação de uma comissão para reivindicar junto ao governo do estado a construção da delegacia de Policia Civil, do quartel da Policia Militar e a nomeação de um delegado para o município – atualmente o delegado de Loreto, Gean Charlis, é quem responde pela delegacia da cidade, que, inclusive, está interditada.
O prefeito Francismar Carvalho (PMDB) participou da audiência e se comprometeu em sinalizar a cidade após o recapeamento de ruas que estão esburacadas e quanto ao Departamento Municipal de Trânsito disse que “será feito um estudo” para avaliar a criação do órgão.
“O trânsito de Mangabeiras, quando se compara a outras cidades, é muito bom, é bem controlado, mas a gente precisa melhorar a parte da sinalização de trânsito... Depois do recapeamento asfáltico de umas ruas que já se acabaram, por ter sido feito só um tratamento, e não uma pavimentação asfáltica - a gente conseguiu os recursos para melhorar essas ruas que estão ai em todos os bairros da cidade -, a gente vai fazer a sinalização de ruas. Esse é o nosso pensamento”, disse o prefeito Francismar Carvalho.
O vereador Felix Resplandes, autor da proposta disse que se atitudes concretas forem tomadas após a audiência, significará que a mesma foi uma grande audiência pública.
“A gente acredita, tem convicção, de que se for implementado todas essas medidas a gente fez aqui uma grande audiência pública para São Raimundo das Mangabeiras e que vai promover o bem de todos nesse município”, destacou o Vereador Felix Resplandes.
Jânio Fernandes, Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus do IFMA, disse que as propostas apresentadas foram boas e enfatizou a necessidade do Departamento Municipal de Trânsito.
“Essa audiência teve seus pontos positivos, espero que realmente saia daqui um compromisso por parte do poder municipal de se criar o departamento municipal de trânsito, verificar a viabilidade, porque nós precisamos. Através do departamento municipal de trânsito virão outras ações que irão beneficiar e melhorar o trânsito no município de Mangabeiras”, destacou Jânio.
O capitão Rogério, da Polícia Militar, destaca que já existem as leis de trânsito e que o que precisa ser feito é a aplicação dessas leis e a adequação do poder público a elas.