Interdição de matadouros: Vereadores já haviam cobrado providências por parte do poder executivo

por José Carlos Coelho publicado 19/09/2014 00h00, última modificação 24/04/2019 10h46

A AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão) interditou oito abatedouros em São Raimundo das Mangabeiras nos dias 16 e 17 de setembro. Vereadores do município já haviam cobrado do prefeito municipal para que tomasse providências quanto ao problema.

O requerimento nº 01/2013, datado de 15 de abril de 2013, pede “que seja providenciado um local adequado para o abate do gado que é consumido na cidade, pois nós cidadãos mangabeirenses estamos consumindo carnes sem saber de sua procedência, colocando assim em risco a nossa saúde”. O documento pediu também que fosse disponibilizado “um fiscal para acompanhar como é feito esses abates”.

Na Justificativa do requerimento, os vereadores disseram que a população reclamava do problema e que existiam irregularidades e falta de fiscalização.

“Ultimamente tem se observado muitas reclamações por parte da população a respeito de como está sendo feito os abatimentos das carnes que consumimos, e comprovou-se que existem muitas irregularidades e falta de fiscalização. Diante disso requeremos que sejam tomadas providências no sentido de estar melhorando essa situação”, diz o requerimento.

Na quarta-feira, 24, será realizada uma audiência pública para discussão de uma solução para o problema. A mesa diretora da Câmara informa que acompanhará todos os desdobramentos do caso.