Em evento na Câmara, Vereador Cobra destaca avanços na saúde de Mangabeiras

por adm publicado 14/05/2021 16h39, última modificação 14/05/2021 16h39
Evento ocorreu hoje (14), e foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo a entrega de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde. Prefeito Municipal, Accioly Cardoso também esteve presente

A Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras recebeu hoje (14), evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que teve como objetivo a entrega de tablets para os agentes comunitários de saúde. 

O Presidente da Câmara Municipal, Luis Gomes Costa, conhecido como "Cobra", aproveitou o momento para dizer que a Câmara está a disposição de todas as secretarias e prefeituras, e destacou os avanços na saúde do município e registrou que na última quinta (13), esteve com em reunião com a Secretária de Saúde, Viviane Nascimento, para tratar sobre as reinvindicações da saúde Bucal no município, e teve resposta satisfatória sobre as próximas ações do governo. 

Além disso, o Presidente da Câmara Municipal, na presença dos vereadores presentes, destacou: 

"Essa Casa é uma Casa de União. Aqui não tem vereadores adversários. Aproveito e peço para que todo evento que tiver, as secretarias também informem os demais vereadores para que sempre estejam presentes" 

Além do Presidente da Câmara, os vereadores Diogo Botelho, Pedro Violão e Oscimar Guida, estavam presentes e foram convidados a fazerem a entrega dos tablets aos servidores. 

O evento também contou com a presença do Prefeito Municipal, Accioly Cardoso, que destacou a transparência no município em relação aos dados e cobertura de vacinação que fazem São Raimundo das Mangabeiras ser referência no combate ao COVID 19: 

"A própria Secretaria de Saúde do Maranhão elogiou Mangabeiras pela transparência, gestão e cobertura na vacinação, e agora os demais municípios tem Mangabeiras um modelo a ser seguido"

A Coordenadora de Atenção Básica, Tereza Aragão tratou sobre a importância dos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde): 

" O ACS é fundamental para o modelo de atenção, pois realiza a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde" 

Além disso, Tereza também destacou que valorizando a importância deste profissional e a qualificação das ações em saúde, o município, através da Secretaria de Saúde realizou a aquisição de tablets, para serem utilizados durante as visitas domiciliares, com o intuito de aperfeiçoar os dados coletados, facilitando o planejamento e o armazenamento de ações no território.

Ao final do evento, a Secretária Municipal de Saúde, Viviane Nascimento, disse que o intuito da entrega dos tablets é agilizar os trabalhos dos profissionais, utilizando a tecnologia a favor da saúde e pontuou: 

"Ficamos felizes por esta melhoria que está sendo implantado pela Atenção Básica. Com a entrega dos tablets, o município cumpre a primeira etapa para implementação do PEC (Prontuário Eletrônico Cidadão), onde visa informatizar e interligar todas as Unidas Básicas de Saúde"