Destaques da Sessão Ordinária do dia 25 de novembro de 2019

por adm publicado 26/11/2019 12h00, última modificação 27/11/2019 09h20

Foi realizada nessa segunda-feira, 25 de novembro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. A Sessão contou com a presença de 07 dos 11 vereadores (as):  Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Darleia Oliveira, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.  Foi justificada a ausências dos vereadores: Catré, Cobra, Emerson Cardoso e Emir Alencar.

Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.

Destaques falas dos vereadores:

O Vereador Irmão Leonardo, presidente da Câmara, comentou sobre a reunião realizada no Povoado Morro do Chupé, destacando sobre as demandas mais urgentes levantadas pela comunidade, como melhoria do abastecimento de água, da iluminação pública, necessidade de pavimentação de ruas, problemas com a limpeza pública, a conclusão da praça pública e a questão da necessidade de um posto policial para o povoado. Lembrou que no dia 02 de dezembro a Sessão Ordinária será uma audiência publica para tratar do orçamento municipal para 2020. Informou que esteve reunido com a promotora de justiça da comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Hortênsia Fernandes Cavalcanti na sexta-feira, 22.

A Vereadora Darleia Oliveira cobrou do poder executivo que mantenha em dias o pagamento dos funcionários da limpeza pública. Mencionou que costuma questionou sobre qual a marca que o prefeito quer deixar para a sua gestão. Comentou que em conversa com um funcionário da limpeza pública ficou sabendo que a prefeitura não acerta com a empresa licitada para realizar a limpeza pública há cerca de 3 meses e que o dono da empresa disse que só pagará os funcionários quando receber da prefeitura. Pediu providências para questão, pois os funcionários têm família para sustentar e que fica difícil trabalhar e não receber no fim do mês. Comentou que os vereadores cobram estradas e pontes, mas que a gestão não está tomando as atitudes devidas. Comentou que esteve no Bairro Cidadão e que pôde observar algumas ruas que estão isoladas pelo mato. Opinou que a gestão não está boa e que o povo está sofrendo.

O Vereador Mauricio Dião comentou que fica preocupado com as informações apresentadas pela Vereadora Darleia de que existem salários atrasados na limpeza pública.  Mencionou que é preciso procurar saber sobre essa informação, pois os funcionários têm seus compromissos para honrar. Comentou que é preciso melhoria da limpeza pública, que a mesma está deixando a desejar.  Mencionou que é preciso recuperar pontes, como a da região da Chapadinha, por onde passou recentemente, assim como a ponte da Birosca, da Piaçaba, da Barra da Grota e do Cachoeirinha.  Lembrou que sempre cobra a  recuperação de estradas, reforma de pontes, manutenção da iluminação pública e limpeza, mas que até agora não teve suas reivindicações atendidas.

O Vereador Júlio da Foto Layser informou que apresentará algumas propostas de emendas ao orçamento: Emenda visando incentivo ao Projeto Vida Feliz; Emenda destinando ajuda de custo à Radio Comunitária FM Rio Neves; e Emenda para garantir a iluminação da beira do Rio do Rio Neves, próximo à AABB, bem como da avenida que dá acesso à área. Comentou sobre a fala da vereadora Darleia, sobre atrasos de pagamentos, que não tem conhecimento sabre atrasos de pagamentos de servidores do município. Mencionou que o poder público tem até o 5° dia útil para realizar os pagamentos e que em nenhum momento a gestão atrasou salários. Comentou que existem servidores que recebem por programas que recebem em datas diversas, mas que isso não caracteriza atraso de salário. Sobre os funcionários da limpeza pública, comentou que os mesmos não são funcionários de uma empresa que presta serviço para a prefeitura e que essa empresa realiza os pagamentos. Informou que a empresa está com um mês de salários atrasados, mas que o proprietário da empresa se comprometeu em pagar esta semana. Comentou que a empresa que presta o serviço deve manter suas obrigações em dias, que não existe a questão de dizer que só paga funcionários depois que receber da prefeitura. Informou que cobrou do proprietário da empresa responsável pela limpeza pública melhoria do serviço. Comentou que a gestão tem avanços. Destacou melhorias de ruas, como no Bairro São Vicente, operação tapa buracos há cerca de dois anos, reforma do hospital, aquisição de cinco ambulâncias e outros veículos para auxiliar no atendimento à população, recuperação da estrada do Sitio Novo, construção da nova sede administrativa, programa de distribuição de cestas básicas aos mais necessitados, poço artesiano da Vila Ceci, transporte gratuito para os alunos do IFMA, asfalto e meio fio no Bairro Cidadão e distribuição de lotes. Comentou que outras ações serão empreendidas, como nova operação tapa buracos, que abrangerá cerca de 12 quilômetros, entre tapa buracos e recapeamento. Salientou que a gestão vem desenvolvendo ações para melhorar a saúde, como contratação de médicos.

A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet, através do aplicativo rádios net - https://www.radios.com.br/aovivo/radio-rio-neves-879-fm/24799