Destaques da Sessão Ordinária do dia 13 de maio de 2019

por adm publicado 15/05/2019 19h00, última modificação 15/05/2019 19h00

Confira os destaques da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras do dia 13 de maio de 2019. A Sessão contou com a presença de 10 dos 11 vereadores:  Alessandra Alvarenga, Ailton Costa, Cobra, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Emir Alencar, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser, Maurício Dião e Nonato da Papelaria. Foi justificada a ausência do Vereador Catré.

Assista! 

Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.


Destaques das falas dos vereadores:

 Sessão Ordinária 13/05/2019

O Vereador Irmão Leonardo, presidente da mesa diretora, informou que a Câmara protocolou oficio na Cemar, em São Luís, a partir de indicação do Vereador Emir Alencar, solicitando a melhoria do fornecimento de energia na linha de transmissão 34,5 KVA, trecho entre Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, bem como oficio no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a partir de indicação do Vereador Júlio da Foto Layser, solicitando a instalação de lombadas na BR 230, ao longo do perímetro urbano de São Raimundo das Mangabeiras. Comentou sobre uma reunião realizada no Povoado Morro do Chupé, organizada pelos moradores, para tratar de políticas públicas para a comunidade e que os vereadores presentes se comprometeram em apresentar indicação no tocante à recuperação das ruas com uma motoniveladora, a reposição das lâmpadas da iluminação pública queimadas, informação sobre o prazo para a conclusão da pavimentação asfáltica da avenida,  informação sobre o envio à Câmara do projeto de lei que tratará da doação dos terrenos do povoado aos moradores e sobre a questão do abastecimento de água. Comunicou que a Câmara recebeu moradores do Bairro São João que estão com uma demanda quanto ao abastecimento de água do bairro.

 Sessão Ordinária 13/05/2019

O Vereador Cobra mencionou que ele e o vereador Emir estiveram em São Luís, na semana passada, e que o primeiro passo lá foi visitar os gabinetes de dois deputados que foram votados no município, o gabinete do Deputado Adelmo Soares e o gabinete do Deputado Pará Figueiredo, onde apresentaram demandas do povo. Comentou que contaram com o apoio do delegado local, Dr. Zottis,  que ajudou a conseguir uma audiência com a Cemar, e do Charlis Filho, que acompanhou as visitas aos órgãos em São Luís. Relatou que estiveram reunidos com o diretor geral da Caema, que apresentou informações sobre o projeto de melhoria do sistema de abastecimento de água do município. Informou que estiveram na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), onde buscaram informações sobre o poço da região da Onça, que está perfurado, mas que ainda não conta com a rede de distribuição. Informou que a Secretaria pretende solucionar a questão do poço da Onça dentro de 60 dias. Relatou que as reivindicações dos moradores do Povoado Morro do Chupé, quanto à necessidade de um posto policial no Povoado, foram apresentadas aos deputados Adelmo Soares e Pará Figueiredo, que solicitaram oficio para que eles possam cobrar do Secretário de Segurança Pública do Estado. Informou que foi pedido efetivo policial, um carro e duas motos para que o posto policial seja possível. Mencionou que foram muito bem recebidos no DNIT, onde apresentaram a reivindicação do vereador Júlio da Foto Layser quanto aos quebra molas na BR 230, no perímetro urbano.

Sessão Ordinária 13/05/2019

O Vereador Emir Alencar fez leitura de relatório da viagem que ele e o vereador Cobra fizeram a São Luís, nos dias 09 e 10 de maio de 2019, onde tiveram audiência com deputado Estadual Adelmo Soares, onde foi tratada da questão da continuidade e conclusão da estrada vicinal entre o povoado Morro do Chupé e Agroserra; com o deputado Pará Figueiredo para tratar da questão de poços artesianos e sistema de distribuição de água. Na ocasião, os vereadores solicitaram a troca do local do poço destinado ao Barracão para o povoado Morro do Chupé, tendo em vista a dificuldade de obter água potável a pequena profundidade. Nesse caso, o novo poço do Morro do Chupé faria o abastecimento de água para o Barracão. Os Vereadores trataram, ainda, da questão da segurança pública, mais especificamente sobre a necessidade de um posto policial para atender à região dos povoados Morro do Chupé, Vale Verde, Torre e Canto Grande. Eles destacaram ao Deputado a necessidade de uma viatura tipo caminhonete e motos para que seja possível a operacionalização do posto policial. Os vereadores estiveram, ainda, reunidos com o diretor de operações do DNIT, o Sr. Orlando, onde apresentaram oficio solicitando lombadas para a BR 230; bem como reuniram-se com o diretor geral da CEMAR, onde apresentaram ofício relativo à falta de energia na rede de distribuição 34,5 KVA e que, como consequência direta, tem ocasionado prejuízos de varias naturezas. Os vereadores tiveram reuniões também na Caema, onde reuniram-se com o diretor de engenharia e projetos, o Sr. Vanderlei,  com o diretor de Operação e Manutenção e com o diretor geral, o Sr. João, oportunidade em que reivindicaram melhorias do sistema de abastecimento de água no município e receberam a informação de que há um projeto em estudo para a ampliação do sistema de capitação e distribuição de água em São Raimundo das Mangabeiras. No encerramento da viagem, na sexta-feira à tarde, os vereadores foram recebidos pelo Sr. Pedro, na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), quando trataram da questão dos poços artesianos das localidades Onça e Cabeceiras. Mais informações sobre a viagem dos vereadores a São Luís serão publicadas no site oficial da Câmara em breve.

Sessão Ordinária 13/05/2019

O Vereador Maurício Dião elogiou os vereadores Cobra e Emir por terem ido representar a Câmara em São Luís, cumprindo o papel de vereador, levando as demandas do povo. Pediu que o poder executivo auxilie na solução do problema do poço da localidade Cabeceiras. Apresentou demanda apresentada por moradores do Bairro São João. Relatou que os moradores informaram que o carro pipa vai em algumas casas e outras não, assim como a água da Caema, que não chega a todas as partes do bairro. Pediu que seja solicitado ao Secretário de Infraestrutura que garanta o abastecimento com o carro-pipa de forma mais igualitária. Solicitou que seja solucionado o problema de um buraco na estrada entre as localidades Cabeceiras e Pedra Grande, com a construção de um bueiro ou com a colocação de pedras, o que garantirá a locomoção pela estrada. Pediu providências para o problema de um buraco próximo à casa do Adão Berto. Lembrou que o papel dos vereadores é cobrar e fiscalizar e que os mesmos estão cumprindo com as suas atribuições.

 Sessão Ordinária 13/05/2019

O Vereador Emerson Cardoso parabenizou os vereadores Cobra e Emir pelo empenho em terem ido a São Luís em busca de melhorias para o povo do município. Mencionou que as reivindicações quanto à questão da água da Caema e do posto da Polícia Militar não são atribuições dos vereadores, mas que estes se empenham porque lutam pelos interesses do povo. Lembrou que essas questões deveriam ser de atribuições dos deputados estaduais. Ressalvou que, desde que assumiu uma cadeira na Câmara, vê a luta dos vereadores por essa questão da água da Caema, principalmente o empenho do vereador Cobra, e que a manifestação do governo do estado é que as melhorias vão ocorrer, mas nunca ocorrem. Manifestou incredulidade quanto à obra da Caema, pois o governo do estado não fez a obra quando tinha mais dinheiro e que agora que o estado está sem dinheiro é mais complicado. Lembrou que todos os anos a população sofre com problemas na distribuição de água e que a cidade sempre foi esquecida pelo governo do estado, bem como pelos deputados e senadores, embora todos os vereadores já tenham reivindicado soluções para esse problema. Comentou que o eleitor precisa despertar para saber reivindicar a solução para os problemas a quem é devido, como aos deputados, que costumam obter os votos e depois desaparecem. Comentou que enquanto tiver eleitor que pede algo do candidato para poder votar, a situação nunca vai mudar. Ponderou que o eleitor deve votar por convicção.

Sessão Ordinária 13/05/2019

A Vereadora Darleia Oliveira parabenizou os vereadores Cobra e Emir pela viagem a São Luís, por terem ido em busca da solução de problemas que afetam o povo do município. Reforçou que esse é o papel dos vereadores, que sempre estão cobrando e reivindicando as necessidades do povo. Solicitou que seja feita a limpeza das ruas do Bairro Cidadão. Solicitou melhoria de estradas vicinais e comentou que que são grandes as necessidades do povo com relação às estradas vicinais. Pediu que seja resolvido o problema de distribuição de água para as famílias da Rua Iranir Queiroz, no Bairro Vila Ceci. Comentou que falta apoio da gestão municipal às famílias que precisam fazer tratamento fora do município. Relatou que algumas pessoas estão tendo dificuldades para tiraram a passagem porque a prefeitura está devendo a empresa. Comentou que essas pessoas não devem passar por esse constrangimento. Comentou sobre problemas no atendimento no Hospital São Raimundo Nonato. Pediu mais empenho da gestão com relação à saúde.

 Sessão Ordinária 13/05/2019

O Vereador Júlio da Foto Layser manifestou que fica feliz em ter ajudado a inaugurar uma nova fase na Câmara, a partir de 2009, que é o fato dos vereadores passarem a ir cobrar serviços públicos junto aos órgãos estaduais e federais, fazendo com que, hoje, a Câmara reivindique não apenas no município. Parabenizou os vereadores Cobra e Emir pela viagem que fizeram a São Luís. Manifestou apoio às demandas dos moradores do Povoado Morro do Chupé, apresentadas em reunião na última semana. Agradeceu aos vereadores Cobra e Emir por terem ido ao DNIT levar a reivindicação que apresentou com relação às lombadas na Avenida Rodoviária. Comentou que o transporte escolar está sendo prejudicado na região da localidade Varas, pois um poste inclinou e corre o risco de encostar no ônibus. Relatou que os moradores já solicitaram a solução, já foram ao Ministério Público e que nada foi feito. Comentou que os vereadores continuarão cobrando a solução para os problema no sistema de abastecimento de água da Caema no Município. Quanto ao problema no abastecimento na Vila Ceci, comentando pela Vereadora Darleia, esclareceu que tem água no bairro, mas que falta uma nova rede de distribuição. Informou quanto à questão da limpeza do Bairro Cidadão que a solução para o problema pode ser buscada junto ao encarregado pela empresa que cuida da limpeza pública, o senhor Zé Neto, que é o fiscal dos serviços. Reforçou que os vereadores estão comprometidos com os anseios do povo e estão fazendo as reivindicações para a solução dos  problemas juntos aos órgãos, bem como junto aos deputados e demais autoridades competentes. Encaminhou para que os vereadores visitem o escritório regional da Caema, em São João dos Patos, e o escritório do DNIT, em Barão de Grajaú, para tratar da questão do abastecimento de água e da questão das lombadas na Avenida Rodoviária, respectivamente. Por fim, parabenizou o governo municipal pela realização da festa das mães, no dia 10 de maio. Parabenizou todas as mães pela passagem do Dia das Mães.

 A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br