Destaques da Sessão Ordinária do dia 02 de setembro de 2019

por adm publicado 03/09/2019 09h25, última modificação 04/09/2019 21h36

Foi realizada nessa segunda-feira, 02 de setembro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. A Sessão contou com a presença dos 05 dos 11 vereadores:  Ailton Costa, Catré, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser e Pedro Violão. Foi justificada a ausência das Vereadoras Alessandra Alvarenga e Darleia Oliveira e dos Vereadores Emerson Cardoso, Emir Alencar, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

Dentre os assuntos em destaques na sessão, as festividades do padroeiro do município, São Raimundo Nonato, realizadas entre 22 e 31 de agosto, e os problemas no abastecimento de água da cidade.

Assista! 

Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.

Destaques das falas dos Vereadores:

O Vereador Pedro Violão elogiou a organização do Festejo do Padroeiro do Município, São Raimundo Nonato. Ponderou que foi um evento muito bonito e organizado e parabenizou os organizadores. Comentou sobre problemas no abastecimento de água, informando que recebeu notícias de que queimou a bomba que capta água do Rio Neves para o Bairro Vila Ceci, mas que conversou com o Secretário de Infraestrutura, Cobra, e que o mesmo disse que está buscando a solução do problema. Comentou sobre viagem que fez a Brasília, juntamente com o Vereador Júlio da Foto Layser, onde participaram de um evento relacionado a atividades parlamentares.

O Vereador Irmão Leonardo  comentou sobre uma manifestação sobre o problemas no abastecimento de água na cidade. Comentou que recebeu ligação do diretor regional do DNIT preocupado com a possibilidade de que a BR 230 fosse interditada pelos manifestantes. Comentou que algumas pessoas torcem para que o problema da água não seja resolvido, pois se for resolvido acaba com o palanque de um grupo que está querendo se promover em cima da calamidade. Salientou que o problema da água na cidade não é um problema que deva ser usado para promover ninguém. Afirmou que a Câmara, os vereadores e o prefeito nunca deixaram de estar atentos ao problema e sempre buscaram meios para ajudar a resolvê-lo. Salientou que já é do conhecimento de todos que a solução definitiva do problema passa por investimentos da ordem de 5 milhões de reais, o que já está previsto, e que as ações que estão sendo feitas são paliativas. Fez registro sobre o festejo do padroeiro da cidade. Parabenizou o prefeito pela organização do evento. Registrou votos de aplausos ao Padre Jorge, pela organização da parte religiosa;  à Prefeitura, pela organização da parte cultural. Ponderou que os eventos movimentam a economia do município. Disse que é importante destacar que o gestor tem a obrigação de cuidar das demais áreas, como saúde e educação, e que é possível observar avanços nas outras áreas. Citou como exemplo a área da saúde, em que o prefeito destinou ambulâncias para os povoados Vale Verde e Canto Grande, conseguiu novas ambulâncias para o SAMU, dentre outras melhorias. Registrou que esteve na Assembleia Legislativa do Estado, em programação da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), na qual é Secretário Geral, para receber salas da entidade na Assembleia. Comunicou que esteve reunido com o presidente da Assembleia, Othelino Neto, e com o Senador Weverton Rocha, tendo conversado com os mesmos sobre os problemas de abastecimento de água e que ambos se colocaram à disposição para ajudar na efetivação da solução do problema.

 

O Vereador Júlio da Foto Layser  Informou que recebeu ligação de moradora do Bairro Vila Ceci noticiando que a bomba que capta água o rio neves havia queimado. Disse que entrou em contato o Secretário de infraestrutura, Cobra, e que o mesmo se comprometeu na busca da solução do problema. Comentou que o problema no abastecimento de água da cidade só será resolvido com investimentos. Destacou que foi feita uma audiência pública, que já cobrou pessoalmente do Flávio Dino e que os vereadores já foram muitas vezes à Caema. Ponderou que é uma tristeza se houver alguém querendo se promover em cima da calamidade. Relatou casos de transtornos causados à população pelo bloqueio feito na BR 230 durante uma manifestação. Reforçou que a Câmara não está parada quanto ao problema, que vem usando os meios legais para obtenção de avanços. Comentou sobre a realização do festejo do padroeiro. Parabenizou o Prefeito Rodrigo Coelho, bem como ao Secretário Jessé Resplandes e demais organizadores. Parabenizou o Padre Jorge, os Capitães do Mastro e toda a igreja católica. Parabenizou o Major Rogério, Comandante da Policia Militar, e o Delegado da Policia Civil, Zottis, pois o evento foi tranquilo. Destacou a contratação de seguranças particulares por parte da Prefeitura para reforçar a segurança. Comentou que o evento movimenta a economia da cidade, gerando distribuição de renda. Ponderou que a gestão promoveu as festas, mas que está preocupada com as demais áreas da gestão. Destacou que a gestão está atenta aos anseios da população. Relatou que uma pesquisa apontou que um dos maiores anseios era que fossem feitas cirurgias no hospital. Informou que o Dr Lahesio foi contratado para realizar pequenas cirurgias a cada 15 dias. Comentou sobre lei aprovada em 2018 que cria o Dia do Vaqueiro Mangabeirense, a ser comemorado em 30 de agosto. Salientou que a lei foi batizada como Lei Vicente Correia. Informou que a Câmara homenageou os vaqueiros no ultimo dia 30, através da entrega de uma placa a familiares do Vicente Correia, reforçando a importância dos vaqueiros para o município.

 

 A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

 

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br