Confira resumo da 9° Sessão Ordinária do dia 03 de Maio de 2021

por adm publicado 05/05/2021 15h12, última modificação 05/05/2021 15h12
Lei de Diretrizes Orçamentárias e projeto sobre o Programa Medicamento em Casa, aguardam parecer das comissões. Foram apresentadas Indicações dos Vereadores Júlio da Foto Layser (PC do B), Emerson Cardoso (PSD) e Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE).

Foi realizada, nessa segunda (03), a 9° Sessão Ordinária que teve como pauta as seguintes indicações e projetos:

  • Projeto de Lei 04/2021, de autoria da Vereadora Josemara (PC do B) que institui o Programa Medicamento em Casa.
  • Projeto de Lei 13/2021, de autoria do Poder Executivo que trata sobre Diretrizes Gerais para a elaboração da Lei Orçamentária de 2022.
  • Indicação 04/2021, de autoria do Vereador Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE) que solicita informação a respeito da qualidade da obra na estrada do Canto Grande
  • Indicação 05/2021, de autoria do Vereador Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE), que solicita melhoria na estrada do Bacuri.
  • Indicação 03/2021, de autoria do Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B) que solicita melhoramento da estrada da Palmeira, passando pelo Descanso até o Charles Maia.
  • Indicação 04/2021, de autoria do Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B) que solicita instalação de semáforo na Avenida Rodoviária, assim como a implantação de uma lombada na BR, e a locação de uma tenda na Caixa Econômica Federal.
  • Indicação 01/2021, de autoria do Vereador Emerson Cardoso (PSD) que solicita recuperação das ruas não servidas de asfalto no Povoado Vale Verde.
  • Indicação 02/2021, de autoria do Vereador Emerson Cardoso (PSD) que solicita medidas do Executivo para trabalhar junto com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, a elevação do Posto da Caixa à Agência.
  • Projeto de Lei Complementar 02/2021, de autoria do Poder Executivo que estabelece o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Política de Incentivos Fiscais e Econômicos destinada ao desenvolvimento do setor comercial, industrial, turístico e de prestação de serviço, e dá outras providências.

A Sessão contou com a presença de 08 vereadores (as): Cobra (PSB), Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE), Darleia (PSD), Júlio da Foto Laser (PC do B), Professora Marinilde (PSD), Nonatinho da Papelaria (PSD), e Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE). Os Vereadores Maurício Dião (PSD), Pedro Violão (SOLIDARIEDADE) e Josemara (PC do B) justificaram ausência

 

CONFIRA RESUMO DA SESSÃO

 

Vereador Luís Gomes Costa (COBRA): Declarou aberta a Sessão. Parabenizou todos os parlamentares da Casa, do Maranhão e do País, pelo Dia do Parlamento, e disse que junto com o Vereador Nonatinho, Júlio e Pedro Violão, esteve em Brasília para participar do Encontro da União dos Vereadores do Brasil, bem como Encontro dos Vereadores das Câmaras do Maranhão. Destacou que um dos pontos abordados no Encontro de Brasília foi o conhecimento aprofundado. Disse se sentir orgulhoso por representar o povo de Mangabeiras.  Disse também que fica feliz em saber que os vereadores reivindicam melhoria na estrada da cachoeirinha. Afirmou que a população gosta do Vereador que trabalha e que o vereador deve aprender a ser Vereador. Agradeceu a população de Mangabeiras por chegar, no Dia do Parlamento, com mais um mandato, e que àquilo que tiver a seu alcance vai resolver e que dará sempre atenção ao povo.  Afirmou também que esteve junto com Prefeito Accioly e o Ministro Carreiro, e demais vereadores, e que destacou a intenção e reivindicação do Gestor de que Mangabeiras se torne um Pólo em Saúde.  Infirmou que o Prefeito Accioly Cardoso irá fazer sorteio no Dia das Mães e que a Rádio FM Rio Neves fará um sorteio para presentear as mães mangabeirenses.

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da Ata da Sessão anterior, bem como das matérias apresentadas . Parabenizou as indicações dos vereadores Júlio e Emerson Cardoso e registrou sua indignação em relação às agências bancárias de Mangabeiras, em relação ao descaso com o cidadão de Mangabeiras.  Disse que num período de pandemia, onde tem que se fazer de tudo para evitar aglomeração, não se vê esforço das agências para melhorar a qualidade do atendimento, e que enquanto dentro da agência tem um número limitado de pessoas, fora, tem uma multidão aglomerando e correndo risco de pegar a doença, mas que tem que está lá para resolver suas situações. Fez registro sobre o Dia do Parlamento e o dia da Educação (28/04), e afirmou que antes de ser Vereadora foi e é professora, e que é sua paixão. Disse que o Município ainda precisa fazer muito pelas escolas, e disse que ficou indignada com as últimas aprovações do Congresso Nacional a respeito dos professores e educação. Disse que os professores estão trabalhando muito mais nas aulas não presenciais, e que se as aulas fossem presenciais, talvez os professores até trabalhassem menos, pois além de está se renovando e se conectando com tecnologia, o professor gasta muito mais com equipamento e tempo para aprender e dá uma aula de qualidade aos alunos de Mangabeiras.  Parabenizou o município no que diz respeito à vacinação dos professores e que logo as aulas presenciais irão iniciar

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Ficou feliz pelo fato de alguns vereadores da Casa ter ido a Brasília absorver mais conhecimento, e pediu que cada vereador busque se aprimorar sobre regimento interno e lei orgânica do município. Apresentou duas indicações a respeito da recuperação das ruas não servidas de asfalto no Povoado Vale Verde; e de solicitação de medidas do Executivo para trabalhar junto com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, a elevação do Posto da Caixa à Agência. Disseque as ruas que não foram asfaltadas estão intrafegáveis, e que Vale Verde é um povoado grande e merece atenção e pediu para que o Prefeito envie maquinário para melhorar as ruas.  Disse que é preciso que o posto da Caixa precisa se tornar uma agência pois ver o sofrimento do povo que chega de madrugada na Caixa para ser atendimento no meio da manhã, e que a estrutura atual não atende as demandas do povo.  Por fim, disse que já está dentro do cronograma de obras, do Governo Accioly, rever a sinalização de trânsito da cidade bem como implantar lombada eletrônica na BR.

Vereador Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE): Parabenizou as Indicações do Vereador Emerson Cardoso, sobretudo no que diz respeito ao Vale Verde.  Disse que há uma cobrança também a respeito da água no Vale Verde e que irá até o local para acompanhar de perto. Disse que esteve na Estrada do Canto Grande e parabenizou a abertura bem feita do local, e que fez ponderação a respeito do material utilizado na estrada. Também apresentou Indicação a respeito da recuperação da estrada do Descanso e Bacuri, para que seja feita a Romaria, de Nossa Senhora de Fátima, que ocorrerá no dia 13 de Maio.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Apresentou Indicação solicitando melhoramento na Estrada do Bacuri, que passa pelo Descanso, até o Charles Maia; para que seja feira Romaria no dia 13 de Maio. Afirmou que tem ouvido e visto a intenção, do Prefeito, em arrumar todas as estradas.  Disse que o Vale Verde tem umas ruas asfaltadas e as que não foram asfaltadas acabaram sendo esquecidas, e por isso elogiou Indicação do Emerson.  Fez comentários sobre o Dia do Parlamento, e que todos da Casa são representantes do Povo. Afirmou que os eventos que acontecem em Brasília, sobretudo da UVB, são muito importantes para aprimoramento e troca de experiência e conhecimento.  Disse que encontrou com o Prefeito Accioly, em Brasília, que estava cobrando emendas e demais parcerias; e que Mangabeiras tem um diferencial, que é o Ministro Carreiro para ajudar nas demandas do município, e que Mangabeiras só tem o Posto da Caixa e o Samu devido à atuação do Ministro e que foi convidado, pelo presidente Bolsonaro, para ser Embaixador. Disse que o Senador Roberto Rocha foi contra a instalação do IFMA em Mangabeiras. Sugeriu que fosse feito um documento, em nome da Câmara, para ser enviado aos Deputados e Senadores, solicitando que a Caixa se torne agência.  Por fim, disse que irá protocolar uma Indicação solicitando Semáforo na BR, bem como uma lombada, e que elogiou o Prefeito Accioly por tirar um Bico nos cruzamentos da BR, pois cobrou os dois últimos antecessores e não tiveram essa coragem.

Vereador Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE): Disse que a Indicação do Vereador Emerson é muito importante e que tem o seu apoio. Disse que a população do Povoado Vale Verde está cobrando Poço Artesiano e melhoramento do abastecimento de água, e que já conversou com o Secretário de Infraestrutura e que irá ver de perto a situação junto com o Prefeito.  Elogiou Indicação do Vereador Júlio em relação ao melhoramento da estrada do Bacuri.

Vereadora Darleia (PSD): Destacou a Indicação do Vereador Emerson e que é uma tortura as pessoas que ficam na fila esperando atendimento, e que é o papel dos Vereadores cobrar melhoria para a população.