Confira resumo da 6° Sessão Ordinária do dia 12 de Abril de 2021

por adm publicado 13/04/2021 16h15, última modificação 13/04/2021 16h15
Foram aprovados todos os projetos da Ordem do Dia (exceto da Vereadora Josemara que foi retirado de pauta). Destaque para aprovação da Ratificação do Decreto de Calamidade, bem como da Lei do Estágio.

Foi realizada, nessa segunda (12), a 5° Sessão Ordinária que teve como pauta as seguintes indicações e projetos:

  • Projeto de Lei de Resolução 01/2021, de autoria do Poder Executivo, que Ratifica o Decreto de Calamidade ( Aprovado por 8x2)
  • Projeto de Lei 03/2021 de autoria da Vereadora Marinilde que dispõe sobre o Dia do Ciclista (Aprovado por unanimidade)
  • Projeto de Lei 11/2021, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre Lei do Estágio (aprovado por unanimidade)
  • Projeto de lei 12/2012, de autoria do Poder Executivo que regulamenta faixas e vias municipais (aprovado por unanimidade)

A Sessão contou com a presença dos 11 vereadores (as): Cobra (PSB), Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE),  Darleia (PSD), Emerson Cardoso (PSD), Josemara Enfermeira (PC do B), Júlio da Foto Laser (PC do B), Professora Marinilde (PSD), Maurício Deão (PSD), Montinho da Papelaria (PSD), Ocimar Guida (SOLIDARIEDADE) e Pedro Violão (SOLIDARIEDADE

CONFIRA RESUMO DA SESSÃO

 

Vereador Cobra (PSB): Abriu os trabalhos. Afirmou que o Loteamento Novo Mundo é desorganizado e que está bastante desproporcional e por que isso elogia indicação do Vereador Júlio. Disse que todos os vereadores estavam torcendo pela saúde da Vereadora Darleia. Disse que o prédio da Câmara, quando solicitado, tem que ser cedido; mas que é preciso respeito para os que vão utilizar o prédio. Disse que sobre o Decreto de Calamidade quando se trata de Covid deve ser urgente.  Solicitou reparo na estrada da Cidade ao cachoeirinha. Agradeceu o Prefeito Accioly pelos serviços prestados e fez reinvindicação em relação a uma faixa de pedestre no Bairro São Francisco.  

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da Ata da Sessão anterior, bem como das indicações e matérias apresentadas na Sessão. Fez a defesa do Projeto de Lei sobre o Dia do Ciclista e enfatizou os benefícios do ciclismo.  Disse que foi procurada pelo grupo Divas da Bike para encabeçar o projeto, mas saudou todos os grupos da cidade, e lembrou da indicação sobre a pista de ciclismo na cidade e agradeceu o apoio dos colegas. Sobre a Lei do Estágio, elogiou o Poder Executivo, pois muitos jovens precisam apenas da primeira oportunidade. Por fim, destacou os 100 dias de Governo e que por onde está passando está vendo melhorias, e que o Prefeito está agindo.

Vereadora Josemara (PC do B): Apresentou Indicação solicitando que o Senhor  Secretário, Carlos Eduardo de Oliveira Lula receba título de Cidadão Honorário. Pediu retirada de pauta do seu projeto de Lei sobre Medicação em Casa. Afirmou que sobre a questão da vacinação na Câmara achou ser irresponsável ter algodão e agulha no chão, e que a Casa está à disposição para ceder, mas que todos tenham responsabilidade. Sobre o Projeto do Dia do Ciclista disse que atividade física é essencial.  Parabenizou o prefeito pela implementação das luzes de Led na Vila Ceci.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Apresentou Indicação a respeito de melhoramento do Parque Novo Mundo. Afirmou que no local está com bastante mato e que já mora bastante famílias lá, e que 80% do lote já foram vendidos.  Sobre o Projeto de Decreto de Calamidade afirmou que o prefeito tem autonomia para decretar o Estado de Calamidade Pública, e que mesmo que o Prefeito não quisesse ele não precisaria enviar a Casa, e disse o Prefeito está tendo uma garantira quando a Câmara convalida o Decreto, e que é favor. Sobre o Projeto do Dia do Ciclista, disse que se não fosse as medidas de segurança a casa estaria lotada, e que é um ciclista de mangabeiras e saudou todos os grupos ciclistas da cidade.  Disse que acompanhou a entrevista. Fez Indicação verbal a respeito de iluminação na Avenida Ouro Petro e Bairro Olaria.

Vereador Pedro Violão (SOLIDARIEDADE): Afirmou que em relação ao Parque Novo Mundo, além das pessoas que moram lá o Senhor Demerval também é um contribuinte e o bairro merece melhoramento.  Sobre o episódio de seringas e algodão ensanguentados na Câmara, disse que acredita que há posto de saúde para fazer vacinação e disse ser contra usar o prédio da Câmara para vacinação; pois deixa os servidores da Casa em alto risco de contaminação. Disse que é preciso começar as 19h00 a Sessão para não ter que correr com as falas e demais. Sobre o Projeto de Decreto de Calamidade votou contra, pois disse que houve uma queda nos casos e no hospital não tem internados no momento, e pediu rapidez na instalação dos equipamentos, pois está sendo pago já.  Parabenizou o projeto sobre o Dia do Ciclista, pois é de suma importância.

Vereador Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE): Parabenizou a Indicação do Vereador Júlio a respeito do melhoramento do loteamento Parque Novo Mundo, e que é de grande importância.  Disse que presenciou seringas no piso da câmara, bem como algodão ensanguentado, e pediu para os funcionários, ao aplicarem as injeções, prestassem mais atenção nessa questão.  Sobre o Projeto que trata de calamidade pública, afirmou que vota contra, pois indagou os critérios para que fosse decretado o Estado de Calamidade Pública e que recebeu boletins da saúde e que diminuiu os casos, e que até o momento não há nenhum internado no hospital. Por fim, agradeceu a Deus por mais uma Sessão e que está sempre à disposição para contribuir com o povo de Mangabeiras e deixou abraço ao povo sertanejo.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Disse que não tem que parabenizar o Dr Demerval porque ele vende lotes, mas é preciso atender os moradores do local. Afirmou que não tinha conhecimento a respeito das agulhas e algodão no chão, e que é um descaso; pois o hospital tem pessoas preparadas para tratar com lixo hospitalar, mas o funcionários da câmara não tem, e que é uma falta de respeito com os que trabalham na limpeza da Casa, e sugeriu que a Câmara oficie a Secretaria de Saúde para que esses episódios nunca mais ocorram, pois a Câmara nunca irá fechar para o cidadão, mas que o local não é lixão.  Sobre o Projeto de ratificação do Decreto de Calamidade afirmou que o Decreto é exclusivo do Prefeito, e que é enviado à Câmara e foi até elogiado pelo Vereador Júlio. Disse que o Decreto existe em nível Federal, Estadual e agora Municipal e que é mais uma demonstração que o Executivo quer a dar de mãos dadas com o legislativo, dando ciência a tudo o que está sendo feito e ressaltou sobre as verbas que Mangabeiras irá receber. Disse também que é preciso ver a quadra de esportes na Bela Vista que foi feita por ex-gestor e que simpatizantes nunca se referiram a ela, entre outras coisas, e que o “não” ao decreto seria desastroso ao Município. Apresentou Parecer a favor dos projetos do Poder Executivo e sobre o Projeto do Dia do Ciclista.

Vereadora Darleia (PSD): Afirmou que está feliz por está de volta e que passou por momentos difíceis. Alertou os amigos para que tomem cuidado porque não é uma doença fácil. Parabenizou o prefeito pelas ações desendividas na cidade principalmente na zona rural. Disse que gostou do atendimento na saúde e parabenizou os profissionais da saúde.

Vereador Maurício Dião (PSD): Elogiou os Projetos aprovados e disse respeitar o voto de todos. Disse que sempre cobrou estradas e que presenciou a estrada do Periquito concluída, e disse que o Prefeito já vai começar a raspar a estrada Malicia, pé do morro, Macaúba e destacou abertura da estrada do Canto Grande. Disse que a Gestão contratou mais um patroniza para ajudar e também chegou servidores da Volvo para fazer revisão em alguns carros.

Vereador Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE): Sobre a Indicação a respeito da iluminação na Praça, disse que passou no local e que já está sendo feito a troca, e também pediu poda das árvores na praça.