Confira resumo da 5° Sessão Ordinária do dia 05 de Abril de 2021

por adm publicado 08/04/2021 16h45, última modificação 08/04/2021 17h21
Foram apresentadas Indicações dos Vereadores Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE) e Júlio da Foto Laser (PC do B), e das Vereadoras Josemara (PC do B) e Marinilde (PSD); além de apresentação de dois projetos do Poder Executivo.

Foi realizada nesta segunda-feira, 05 de Abril, 5° Sessão Ordinária que teve como pauta as seguintes indicações e projetos:

  • Indicação de autoria do Vereador Diogo Botelho que trata sobre energia solar para alimentar prédios públicos municipais, que demandam alto custo de energia.
  • Requerimento do Vereador Júlio da Foto Laser solicitando que a Secretária Municipal de Saúde envie a Câmara Municipal dados de doses de vacinadas recebidas em São Raimundo das Mangabeiras.
  • Indicação de autoria da Vereadora Marinilde que trata sobre distribuição de gênero alimentício adquirido pelos recursos do PNAE aos pais de estudantes de escola pública municipal. [
  • Indicação da Vereadora Josemara que trata sobre inclusão de bancários na como essenciais no plano de vaninação. 

A Sessão contou com a presença de 10 vereadores (as): Cobra (PSB), Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE), Emerson Cardoso (PSD), Josemara Enfermeira (PC do B), Júlio da Foto Laser (PC do B), Professora Marinilde (PSD), Maurício Deão (PSD), Montinho da Papelaria (PSD), Ocimar Guida (SOLIDARIEDADE) e Pedro Violão (SOLIDARIEDADE). A Vereadora Darleia (PSD) justificou ausência com atestado médico.

Confira resumo da sessão

 

Vereador Cobra (PSB): Fez abertura da Sessão e destacou Requerimento do Vereador Júlio sobre o informar a Câmara Municipal sobre a quantidade de vacinas que chegam a nosso município. Informou que há em tramitação 3 projetos de lei esperando parecer das comissões: PL 11, de autoria do Prefeito, PL 03/2021 de autoria da Vereadora Marinilde, e o PL 04/2021 de autoria da Vereadora Josemara. Apresentou Projeto de Lei 12/2021 de autoria do Poder Executivo que regulamenta a faixa de domínio e pistas das estradas municipais. Também apresentou Ofício 12//2021 do Poder Executivo que trata sobre encaminhamento de Decreto de Calamidade para ratificação da Câmara Municipal. Sobre a reinvindicação de quebra mola disse que desde o primeiro mandato diz que se todas as pessoas tivessem consciência não era preciso ter quebra mola, e que apesar de não gostar de quebra mola é preciso correr atrás de mais quebra molas devido à imprudência de alguns motoristas. Disse que a polícia militar faz esforço pra conter, mas que é bastante complicado.  Afirmou que há um vandalismo na praça do povoado vale verde, pois muitos tiram cano da moto para fazer barulho. Disse que irá solicitar melhora no sinal da internet da Câmara, pois também há uma reclamação também na sua internet privada para buscar melhoria. Justificou ausência da vereadora Darleia por está de atestado. Afirmou que as fotos dos vereadores, por meio de votação, irão ser colocadas no gabinete de cada vereador. 

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da Ata da Sessão anterior, bem como da resposta do Poder Executivas as indicações enviadas dos vereadores, e das novas indicações e matérias apresentadas na Sessão. Comentou a respeito da indicação da Vereadora Josemara em relação à Praça Digital, e que em conversa com o Prefeito, disse que a praça digital ira facilitar muito o acesso à internet e que essa praça seja usada no sentido de querer ter acesso à educação, e que a indicação ajuda nesse momento difícil. Agradeceu o apoio dos colegas por sua indicação e compartilhou indignação com a forma de como o cliente do banco é tratado do lado de fora dos bancos, e que sugeriu convidar gerente do banco na Câmara para tratar a respeito dessa questão. Parabenizou a Indicação do Vereador Diogo, pois todos sabem o quanto a energia está custando caro, e que a energia solar é um investimento de retorno rápido. Apresentou Indicação sobre distribuição do gênero alimentício adquirido pelos recursos do PNAE para pais de estudantes de escola pública. Disse que essa distribuição vem ajudar nesse período de extrema necessidade. Sobre a vacinação dos professores, afirmou que os profissionais acima de 47 anos vão começar a receber as doses do imunizante e são importantes demais para dá início as aulas.

Vereador Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE): Apresentou Indicação a respeito da Energia Solar em prédios públicos, e afirmou que inicialmente pensou em apresentar como Projeto de Lei, mas que de acordo com o Art. 55 da Lei Orgânica Municipal, somos de competência do Poder Executivo, e por isso apresentou Indicação. Justificou que os prédios públicos com alto consumo de energia devem ser prioridade na implantação de energia solar. Afirmou que em breve as escolas estarão climatizadas e que com isso o custo de energia vai aumentar ainda mais, e que considera de grande valia. Tratou sobre os valores de energia de alguns pontos públicos, sobretudo dos poços artesianos. Agradeceu a oportunidade e pediu para que o Prefeito olhe com carinho essa situação. Parabenizou a Indicação da Vereadora Marinilde e que a gestão passada até realizou repasse de merendas escolares, mas que não sabe o porquê parou na época, e disse que tem certeza que o Prefeito tomará as devidas providências. Disse que há muitas cobranças para inserir quebra molas que por conta do recapeamento foi coberto.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Parabenizou a Indicação do Vereador Diogo e disse ser de grande valia, pois há uma conotação econômica para o município, uma vez que Mangabeiras precisa adotar estratégia para poder eximir que o dinheiro público seja gasto de maneira exorbitante. Disse que está sendo procurado ultimamente por pessoas humildes para pagar talão de energia que considera alto e absurdo, e que criticou representantes da esfera federal porque permitem esse preço exorbitante que é apresentado ao cidadão. Disse que a gestão do Prefeito Accioly enfrenta um grande problema, pois a gestão anterior deixou como herança um débito de quase meio milhão de reais de conta de energia elétrica; e o município tem que pagar devido a uma má gestão; e que a energia solar atenua, e muito, a conta. Disse que irá acompanhar a Indicação de perto e que todos irão torcer para que dê certo, pois há interesse do Prefeito. Manifestou apoio as indicações da Vereadora Marinilde e Josemara, e afirmou na questão da merenda é de suma importância, pois está sendo tratado de alimentação e que tem muitas famílias que tem filhos nas escolas que passam por necessidade. Disse que em Abril de 2020 entrou com uma indicação semelhante a essa, pois viu também a necessidade de distribuir esse alimento para famílias carentes. Sobre a quantidade de mato que invadem lotes particulares, o povo está extremamente insatisfeito com o loteamento do Demerval que dá até para criar onça, pois é preciso promover a limpeza no local. Defendeu projetos apresentados pelo Poder Executivo e afirmou que em outros governos o decreto se quer era apresentado a Câmara de Vereadores. Sobre os quebra molas afirmou que o grande problema em Mangabeiras é que nunca houve uma vigilância e fiscalização de nada e que falta abrir concurso para guarda, patrimonial e demais para realizar fiscalização. E indagou quem vai cobrar dos comerciantes que colocam coisas na calçada que impendem à passagem dos deficientes ?Também pediu ao Presidente Cobra que entre em contato com os fornecedores de internet da Câmara para que melhore o sinal da Casa, pois precisa de uma internet boa no local, e que tem que ser exigido um sinal bom. Disse que jamais a Casa ira baixar a guardar pelo meio de comunicação para mostrar ao povo pelo meio do rádio, ctv. e redes sociais.

Vereadora Josemara (PC do B): Parabenizou Indicação do Vereador Diogo e espera lutar para que dê certo, pois é uma economia ao município. Também elogiou Indicação da Vereadora Marinilde, pois é preciso reativar a distribuição de merendas, pois muitas crianças estão passando necessidade. Apresentou Indicação sobre vacinação dos policiais e professores e também bancários, e lembrou que já faleceram muitos policiais de covis no Maranhão. Disse que recebeu reclamação do Bairro Primavera e Bela Vista que tem lotes particulares cheios de mato, e que a população está reclamando devido à possibilidade de esconderijo de assaltantes. Além de reclamação de iluminação e água.

Vereador Júlio da Foto Laser (PC do B): Afirmou que houve resposta das indicações de alguns vereadores, mas que ainda aguarda a resposta de sua Indicação que foi apresentada na última sessão. Em relação à Indicação da Vereadora Marinilde, disse que na gestão anterior eram distribuídas nas escolas as merendas, e que muitas pessoas necessitam desse auxílio, pois houve alguns cortes no Programa Bolsa Família, e que muita gente depende do Programa, e que 60% das famílias maranhenses recorreram ao auxílio emergencial. Disse que o recurso do PNAE, mesmo que pouco, não deixaram de chegar e tratou sobre o PROCAP e do PAA que são alimentos da agricultura familiar para distribuir alimentos, e que o Prefeito Accioly já adiantou que irá correr atrás deste programa para dá continuidade. Parabenizou o Vereador Diogo sobre a Indicação e que a maioria dos Prefeitos não coloca energia solar porque só tem o retorno depois do final do mandato, e que até mesmo a Câmara Municipal pode contar também com Energia Solar, mas que em longo prazo a economia será grande. Disse que no CRAS vai uma média de 4 a 5 pessoas pedir Cesta Básica, por dia, e que é de grande importância à indicação da Vereadora Marinilde. Apresentou Requerimento 01/2021, solicitando a Secretaria de Saúde, Viviane Nascimento, que informe a Câmara Municipal acerca de cada remessa de vacina de combate a Covis 19 que chegarem a Mangabeiras, com o instituto de manter a população cada vez mais informada em relação a essa demanda. Parabenizou a Secretária e todos os servidores da saúde por Mangabeiras ter chegado a primeiro lugar, no Maranhão, em cobertura de vacinação. Sobre os quebra molas disse que não resolve problema, e que espera que a gestão atual não aceite que populares façam quebra molas, pois a rua é pública e cabe ao poder executivo tratar a respeito. Sugeriu que as fotos dos vereadores fossem colocadas uma galeria de e presidentes e disse que é contra os funcionários do banco furar fila para tomar vacina, e que é a favor que mantenha critérios como força de segurança, e professores, por exemplo.

Vereador Pedro Violão (SOLIDARIEDADE): Parabenizou Indicação do Vereador Diogo a respeito da energia solar, bem como o Vereador Emerson pela explicação a respeito da importância da energia solar em Mangabeiras. Parabenizou indicação da Vereadora Marinilde e disse que nessa páscoa muitas pessoas andaram pedindo cesta básica e que tem muita gente necessitada no nosso município, e que as indicações apresentadas são muito importantes. Afirmou que hoje não pode cobrar nada do Prefeito, e que só faz torcer para que ele faça uma boa gestão partir de um ano, pois tem certeza que o gestor precisa fazer caixa e trabalhar, e que só quer que olhe as reinvidacões e pedidos dos vereadores, pois quem tem mais contato com o povo são os vereadores, e que torce por uma boa gestão. Disse que há questionamentos em relação ao trabalho no hospital porque o aparelho não foi alugado depois que tivesse feito a infraestturra das salas em relação aos Raios-X e Tomógrafo, e que está explicando, mas que não custa falar o que o povo está procurando para tratar. Comentou que não é todos que tem condição de ter internet e que é muito caro e que todos precisam estudar, e que as crianças ficam em casa sem poder sair e sem condição de ter internet para poder estydar e isso causa ansiedade e depressão, e que seria muito importante vim até da esfera federal internet grátis aos mais necessitados.  Por fim, pediu para que a Casa seja sempre unida e que trabalhe juntos por Mangabeiras.  Sobre a mata nos loteamentos afirmou que o povo compra os lotes, mas que é preciso cuidar, pois a mata é um refúgio de marginais, e que não sabe se o Der Demerval deve se responsabilizar sobre uma vez que vendeu, mas que lamenta a situação.

Vereador Ocimar Guida (SOLIDARIEDADE): Elogiou Indicação do Vereador Diogo Botelho por ser economia ao município e toda população tem a ganhar. Também elogiou Indicação da Vereadora Marinilde, pois tem muitas famílias carentes precisando desses benefícios. Disse que sobre a Indicação feita sobre a Ponte da Barra já está tendo a resposta positiva, e que já estão tirando a madeira para logo reformar a ponte.