Confira resumo da 45° Sessão Ordinária (24/06)

por adm publicado 01/08/2022 09h20, última modificação 01/08/2022 09h20
Foi aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei 07/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes gerais (LDO/2023)

Estavam presentes os 10 Vereadores: Cobra (PSB), Marinilde (PSD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Darleia (PSD), Pedro Violão (SD), Emerson Cardoso (PSD), Josemara (PC do B), Maurício Dião (PSD), Nonatinho da Papelaria (PSD), Diogo Botelho (SD) e Oscimar Guida (SD).

Foi aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei 07/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes gerais (LDO/2023)

 

 

Confira resumo da sessão

 

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão. Disse que foi cobrado a respeito das mídias para que todos os vereadoras constem nas imagens de divulgação. Afirmou que está comprometido também que, tendo quórum suficiente, a sessão será abertas as 08h, para que seja devidamente cumprida a mudança. Disse que estamos nos aproximando de uma eleição e pediu para a população prestar atenção e não votar por dinheiro e sim por candidatos que tem serviços prestados. Agradeceu e pediu apoio ao Deputado Adelmo Soares pelos relevantes serviços prestados no município, e que tem amor por Mangabeiras e não por políticos.

Vereador Diogo Botelho (SD): Justificou ausência da última sessão devido a um problema de saúde. Destacou a função dos conselheiros tutelares e defendeu reajuste salarial a classe. Disse que foi contra aumento de salário para cargos efetivos, secretários, mas que diante do momento em que o salário mínimo perdeu o poder de compra, a Prefeitura poderia dá aumento a classe que mais precisa. Disse que não está fazendo administração em cima de A ou B, pois a ex administração também não fizeram.  Disse também que apesar do recesso parlamentar, os trabalhos dos vereadores não param. Criticou deputados de paraquedas que querem descer na cidade apenas por conta da eleição. Disse que o Deputado JP é sem compromisso e disse ao povo de Mangabeiras que a esperança continua e que em breve estará de porta em porta.

Vereador Pedro Violão (SD): Disse que logo chegará uma Indicação a respeito da estrada do Tanque que beneficia várias propriedades. Sobre os conselheiros tutelares afirmou que é justo a reivindicação de aumento salarial por conta do trabalho e dedicação da classe. Afirmou que apesar do recesso parlamentar, os vereadores continuam trabalhando e fiscalizando.  

Vereadora Marinilde (PSD): Afirmou que é um dia diferenciado e que gostaria de ver a casa cheia devido a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que impacta a sociedade como um todo, e que uma parte da sociedade critica a Câmara, mas no dia que é para estar presente, não tem público. Explicou a respeito da LDO, bem como plano de carreira, custo, receitas, despesas, e demais. Parabenizou os Conselheiros Tutelares de Mangabeiras que cobram seus direitos indo a Câmara, e criticou os que criticam nas redes sociais e não se fazem presentes na Sessão.

Vereador Emerson Cardoso (PSD):  Disse que nos últimos dias Mangabeiras recebe vultos de candidatos buscando votos. Afirmou que o Maranhão é o Estado com mais miséria do País. Afirmou também que o Presidente Bolsonaro está buscando, de todas as formas, abaixar o preço do combustível, mas que o Partido dos Trabalhadores se colocaram contra, bem como contra outros projetos como Auxílio Brasil, Marco Legal do Saneamento. Disse que o PT abriu crédito mas deixou o povo endividado e sem conseguir pagar a conta. Disse que o socialismo destrói. Requereu que a Câmara fizesse uma Indicação coletiva para que os conselheiros tutelares recebessem aumento nos seus salários.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que fez a Indicação de um Poço na Pedra Grande, e disse que o Prefeito prontamente se colocou à disposição de fazer. Fez Indicação verbal também solicitando limpeza no cemitério. Disse que é preciso se pensar a médio a longo prazo na construção de um novo cemitério na cidade. Disse que foi procurado por alguns moradores da Vila Ceci, na rua próximo ao cemitério local, que não estava chegando água. Também informou que está sendo feito um investimento, por parte do Governo do Estado, na Caema, e que se espera a melhoria no abastecimento de água no município. Também defendeu o aumento da remuneração dos Conselheiros Tutelares e sugeriu um piso salarial para a categoria. Orientou a população a respeito do ano eleitoral, e que o eleitor precisa pesquisar para votar consciente.

Vereadora Josemara (PC do B): Agradeceu a empresa Enetech que solicitou um problema de iluminação no Curralinho, bem como ao Prefeito Accioly Cardoso pela atenção. Sobre a questão da água disse que é um problema que recebem reclamação direto. Disse que apoia o Senador Flávio Dino e defendeu sua candidatura pois há muitas obras e benefícios na região, feito por ele, sobretudo o Hospital Regional de Balsas que já salvou muitas vidas. Defendeu e pediu a apoio também a pré candidatura de Carlos Lula.

Vereador Nonatinho da Papelaria (PSD): Na qualidade de presidente em exercício, concedeu a palavra ao Vereador Cobra.