Confira resumo da 4° Sessão Ordinária do dia 29 de Março de 2021

por adm publicado 30/03/2021 16h44, última modificação 31/03/2021 09h01
Foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Josemara (PC do B) que dispõe sobre o reconhecimento da prática da atividade física, do exercício físico, como essenciais. O Projeto de Lei do Executivo que trata da Lei do Estágio e o Projeto do Dia Ciclista foram enviados às comissões para emitirem parecer.

Foi realizada nesta segunda-feira, 29 de Março, 3°Sessão Ordinária que teve como pauta: deliberação dos seguintes projetos de autoria do Poder Executivo:

  • Projeto de Lei Legislativo 02/2021, de autoria da Vereadora Josemara (PC do B) que dispõe sobre o reconhecimento da prática da atividade física, do exercício físico, como essenciais para a população de São Raimundo das Mangabeiras, em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade bem como em espaços públicos, no âmbito do Município de São Raimundo das Mangabeiras e dá outras providências.
  • Projeto de Lei Legislativo 03/2021, de autoria da Vereadora Marinilde (PSD), que dispõe sobre a instituição do “Dia Municipal do Ciclista”, no âmbito de São Raimundo das Mangabeiras/MA e dá outras providências.
  • Projeto de Lei 11, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal.

A Sessão contou com a presença de 10 vereadores (as): Cobra (PSB), Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE), Emerson Cardoso (PSD), Josemara Enfermeira (PC do B), Júlio da Foto Layser (PC do B), Professora Marinilde (PSD), Maurício Dião (PSD), Nonatinho da Papelaria (PSD), Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE) e Pedro Violão (SOLIDARIEDADE).

CONFIRA RESUMO DA SESSÃO

 

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a Sessão e solicitou que a Primeira Secretária fizesse a leitura da ata da Sessão anterior. Apresentou a Lei sancionada que trata sobre Igrejas, templos religiosos como serviço essencial. Também lamentou que o Poço da Vila Cardoso e demais não existam mais. Disse que em parceria com o Líder do Governo, Emerson, já fez a indicação a ele para que faça essa ligação entre Executivo e Legislativo e que, na qualidade de Presidente, quer está sempre perto acompanhando as respostas do Poder Executivo as reinvindicações do Vereadores para que possa ser feito um trabalho mais amplo e que beneficia a toda população. Disse também que é importante está numa Casa em que todos pensam no bem do município, e que o Prefeito responde todas as indicações com rapidez; e que conta com o Servidor Murilo Carvalho para ajudar na interlocução e entrega das indicações e requerimentos do Vereadores ao Poder Executivo, e vice-versa. Sobre o Projeto de Lei do Dia do Ciclista e da Lei do Estágio, e Medicamos em casa, foram enviados às comissões para emitir parecer e constar na Ordem do Dia das próximas sessões. Disse também que elogiou Sanção do Projeto que trata sobre as igrejas e que incentiva todos a ouvirem a palavra de Deus e tomem cuidado com o covid-19. Afirmou que os projetos devem ir para as comissões para que seja respeitada a tramitação para que os projetos possam ser votados com consciência e devida análise.

Vereadora Marinilde (PSB): Fez a leitura da ata da Sessão anterior, e das demais matérias que estavam em discussão (indicações, projetos e requerimentos). Sobre o Projeto de atividade física da Vereadora Josemara, elogiou a matéria e disse que é muito importante para o combate a ansiedade e a atividade física vem ajudar nesse momento difícil. Por fim, reforçou atenção na Semana Santa, para que a população não perca a essência da semana santa para que o Amor de Cristo também seja demonstrado para o amigo, família e cuidado, e desejou Feliz Páscoa para todos.

Vereador Diogo Botelho (SOLIDARIEDADE): Agradeceu a resposta do Prefeito Accioly Cardoso a respeito da Ladeira da Pataca que correspondeu à cobrança. Sobre a revitalização do Poço artesiano do Bairro São Francisco, fez a Indicação a respeito e justificou que seria importante que o Poço funcionasse mais uma vez, pois a água do local é bastante saudável. Disse que ficou triste por saber que o Poço da Vila Cardoso não existe mais, pois foi tapado e não tem condição de recuperar. Afirmou que há muitas cobranças em relação à iluminação pública, e que esteve falando com o Senhor Petrônio e que teve como resposta que está tomando as providências para logo em breve a cidade ficar toda iluminada. Desejou feliz semana Santa e Páscoa e pediu que o povo pudesse ter consciência e que evitem festas e aglomerações. Por fim, agradeceu as respostas do Prefeito o parabenizou pelas providências que foram tomadas pelo Poder Executivo, e que a sintonia entre os dois poderes é bom para todos e parabenizou o projeto da Vereadora Marinilde sobre o dia do Ciclista, já que o esporte não é apenas futebol.

Vereadora Josemara (PC do B): Fez Indicação sobre a iluminação no Bairro Olaria, e reforçou indicação da iluminação no Bairro Vila Ceci; e que recebeu reclamações sobre água no bairro Vila Ceci. Também fez indicação sobre a insalubridade dos agentes de saúde, e também sobre a Praça Digital (colocar internet nas praças). Também fez indicação sobre um memorial das vítimas de Covid da cidade. Também fez indicação sobre o Plano de Vacinação Municipal requerendo vacina para policiais e professores. Apresentou Requerimento para que seu projeto de lei fosse aprovado sem que pudesse passar pelas comissões.  Na defesa de seu Projeto, que torna essenciais atividades físicas, afirmou que é um bem estar para a população, pois previne várias doenças, além de melhorar o sistema imunológico, entre outros benefícios. Por fim, agradeceu a cada vereador o voto dado em seu projeto e desejou Feliz Páscoa a todos, e pediu para que a população de Mangabeiras se conscientize sobre o perigo do COVID-19, e que como enfermeira já presenciou várias situações de perdas por conta do vírus.

Vereador Maurício Dião (PSD): Elogiou a indicação do Vereador Diogo sobre a reativação do Poço. Sobre a questão das estradas disse ser sempre preocupado com essa questão e que passou o 4 anos da gestão do ex Prefeito Rodrigo, cobrando melhoria nas estradas. Sobre as pontes disse que o Prefeito Accioly está atento a essa questão e que o problema maior é que vivemos num momento em que não podemos atrair madeira, e que não é fácil encontrar, mas que acredita que o Prefeito Accioly vai encontrar uma solução tanto para as pontes como para as estradas que já estão em fase de melhoria. Afirmou também que todos os vereadores tem a preocupação de fazer esses pedidos, e que o Prefeito já tem a boa vontade e reconhece os pedidos da Câmara.  Sobre a iluminação disse que foi encontrado vários problemas, mas que o Prefeito está correndo atrás. Tratou sobre a dívida imensa que foi deixado pela antiga gestão, mas que esse problema será resolvido. Tratou sobre a questão da iluminação do Bairro Olaria, e que foi lá junto com o Secretário Manoel Filho e que presenciou o descaso do asfalto que já está arrancando como da iluminação que foi roubado todos os cabos da iluminação feita ainda na antiga gestão. Disse que os interiores possuem iluminação pública e solicitou que quanto à iluminação e estrada tem a preocupação quanto a várias estradas (Periquito, Onça, Pedra Grande, Canto Grande, Piripiri, Mimosos etc.) e que a Casa e o povo só têm a ganhar.

Vereador Oscimar Guida (SOLIDARIEDADE): Tratou também sobre a iluminação pública, pois o povo cobra uma vez que o talão vem bastante caro e tem a cobrança da iluminação pública. Disse que no Bairro do Porto tem muitas lâmpadas queimadas, bem como também no São Vicente; e pediu a troca das lâmpadas para a cidade ficar mais segura e bonita. Fez a Indicação sobre a Ponte da Barra que tem acesso a muitas regiões. Sobre as estradas disse que Santo Antônio e Taboca estão intrafegáveis, mas que entende que existem muitas coisas pra fazer, mas que faz a cobrança a pedido da população e que tem que passar para a Casa. Desejou boa Semana Santa a todos.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Parabenizou todos os colegas pelas indicações e cobranças feitas. Ressaltou que tem acompanhado as respostas do Executivo sobre as demandas dos vereadores e que disse serem importante essas respostas. Afirmou que quando era líder do governo era muito cobrado pelos requerimentos que o poder executivo, na época, não dava respostas. Fez Indicação a respeito da melhoria das estradas que fica próximo a Chácara do Senhor Deusamar e pediu em nome de todos os proprietárias das chácaras na região dos Bois. Parabenizou Indicação do Vereador Diogo sobre o Poço Artesiano e que não sabe por que foi desativado alguns poços. Parabenizou a Vereadora Marinilde Josemara pela apresentação dos projetos. Apresentou Indicação a respeito da sua rua que com a chuva abriu bastante os buracos. Disse que havia feito uma reinvindicação sobre a estrada da Onça e que ficou feliz, pois viu que a máquina já começou a fazer os reparos. Disse que espera que esse feedback entre a Câmara e Prefeitura, continue. Disse que na Igreja que frequenta há todo cuidado do Padre local em seguir as regras de combate e prevenção ao COVID-19.  No aparte da fala do Vereador Emerson, afirmou que existe um página chamada Expresso Mangabeiras que ataque a Câmara de Vereadores e o Prefeito, e que a pessoa não tem coragem de dizer quem é. Por fim, desejou a todos uma boa semana Santa e pediu às pessoas que tenham cuidado nas estradas e que busquem se conscientizar sobre o COVID-19.

Vereador Pedro Violão (SOLIDARIEDADE): Saudou a família de sua amiga Vilma, que faleceu por conta do COVID-19, e recomendou cuidado. Apresentou Indicação sobre buracos no Bairro São Francisco (perto da horta das irmãs), e que tem que ser feito um trabalho bem sério naquele local. Também apresentou Indicação sobre a rua próxima a Rua da Câmara que está chamando atenção para que possa ser resolvido. Sobre a iluminação pública disse que do final da Serra Costa até as Palmeiras está tendo bastante cobrança, mas que vê que o esforço está grande para resolver o problema tanto da cidade quanto do interior. Parabenizou o Vereador Diogo pela Indicação do antigo Chafariz perto da Casa do Juá e que já buscou água várias vezes no local. Disse que está vendo um grande esforço por parte do Prefeito e que foi até a Pataca e viu o trabalho que o Zé Orlando fez em alguns trechos, e elogiou o serviço bem feito. Por fim, agradeceu pelo trabalho realizado em algumas estradas, e solicitou reparos nas estradas do Mato Seco, até sair no Jura; e entende que o Prefeito está de olho para realizar os trabalhos e que dê atenção aos mais necessitados. Sobre a ponte dos Mamões, elogiou o trabalho, mas não sabe o que aconteceu que até a trave foi arrancada, e que no local requer um trabalho mais importante, pois lá ainda não passa um caminhão de carga. Agradeceu o apoio do Vereador Júlio sobre o serviço de tapa buracos na Avenida JK e parabenizou atuação do Vereador Emerson por explicar com clareza todas as demandas. Por fim desejou Feliz Páscoa e ótima Semana Santa a todos. Por fim, parabenizou o projeto da Vereadora Marinilde e o empenho de todos os colegas, e desejou a população uma ótima semana santa e cuidado com acidentes.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Fez menção a sintonia que está havendo entre o Executivo e Legislativo; e que vê com bons olhos a forma rápida em que o Prefeito responde as demandas dos Vereadores. Disse que na antiga gestão nunca foram respondidas as demandas da Câmara, e que fala como Vereador e não somente como Líder do Governo. Afirmou que irá lutar sempre que esse vínculo se consolide mais ainda e que as indicações e requerimentos sejam atendidos nessa mesma agilidade, pois é bom para todos: para o prefeito, o cidadão e para o vereador. Disse que vê o esforço na Casa de cada vereador para poder favorecer a sociedade. Em relação à ponte do Mamões, disse que esteve conversando com o Prefeito, antes mesmo de promover os reparos (emergencial e bem feito, e realizado num curto espaço de tempo), o Prefeito disse que futuramente aquela ponte será de cimento. Disse que infelizmente existe uma turma jovem que acha que esse problema do COVID não irá acontecer com eles, mas que é preciso ter cuidado e consciência e obedecer às regras da vigilância sanitária e órgãos público. Disse que Mangabeiras vai crescer e prosperar e que Mangabeiras será a cidade mais bonita do Sul do Maranhão, pois temos um Prefeito que quer fazer essa transformação e que temos uma Câmara atuante, e que existe boa fé do Executivo e do Legislativo. Também ressaltou que na Câmara de Vereadores não tem ninguém melhor do que ninguém e que uma das coisas que deve imperar entre os pares chama-se respeito, e que o caminho é sempre o diálogo.  Além disso, fez ponderações sobre ataques covardes que alguns vereadores, e até ele mesmo, sofreu nas redes sociais; e que enquanto houver desrespeito não há espaço para o diálogo. Enfatizou que todos os vereadores foram humilhados e xingados, mas que tem pena da pessoa que comete esses atos. Disse que lamenta que existam pessoas que agridem a vida pessoal do vereador, e que considera baixo cidadão que usa do anonimato para falar da vida pessoal, e que o cidadão pode criticar o vereador, mas com respeito e com base. Também disse que tem um página anônima que considera bandido e covarde por se esconder no anonimato, mas que um desses anônimos já sabe quem é, e que sobre o Expresso Mangabeiras irá descobrir quem é; e que não há problema nenhum em criticar o vereador, mas que respeite o ser humano, vereador, e que defende todos os vereadores dessa Casa.  Por fim, desejou uma Semana Santa abençoada e pediu reflexão sobre o significado da Semana Santa, e o sofrimento de Jesus na Cruz, pois outrora o mundo estava sem direcionamento e através do filho de Deus a humanidade pudesse buscar a Deus.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.