Confira resumo da 2° Sessão Solene realizada dia 18/06

por adm publicado 22/06/2021 16h20, última modificação 22/06/2021 16h48
Sessão Solene foi realizada para a entrega de Título de Cidadão Honorário ao Senhor Carlos Eduardo Lula, Secretário de Saúde do Maranhão.

Foi realizada, nessa sexta-feira (18), a 02° Sessão Solene que teve como pauta a entrega do Título de Cidadão Mangabeirense ao Senhor Carlos Eduardo de Oliveira Lula, Secretário de Saúde do Estado do Maranhão.

 A Sessão contou com a presença da Vereadora Josemara (PC do B), do vereador Júlio da Foto Layser (PC do B), Vereador Maurício Dião (PSD), Diogo Botelho (SD) e Vereador Cobra (PSB).

Confira resumo da sessão

 

Vereador Cobra (PSB): Fez abertura dos trabalhos e apresentou o os vereadores e demais convidados ao Secretário. Fez a entrega do Título de Cidadão Mangabeirense ao Senhor Carlos Eduardo de Oliveira Lula. Agradeceu o Pastor Josemar por enviar representante para a solenidade. Registrou pesar pela morte da Senhora Regina Chequim. Disse que a Câmara foi criticada pela aprovação do projeto de lei que concedeu título de cidadão ao Senhor Carlos Lula, mas destacou que quanto mais pessoas ajudando São Raimundo das Mangabeiras é motivo de satisfação, e acredita que o Secretário tem muito a contribuir. Disse que espera que o Secretário possa enviar, teste de covid, Ambulância e tudo o que for possível para ajudar os mangabeirenses.  Justificou a ausência de 5 vereadores por motivos de saúde, mas que todos gostariam de está presente para também cobrar melhoria para Mangabeiras. Por fim, disse que em nome de Deus iremos sair da crise dessa Covid-19.

Mestre de Cerimônia: Convidou vereadores, Prefeito, Secretária de Saúde e demais convidados para compor a Mesa. Justificou a ausência d

Representante do Pastor Josemar: Fez oração para o Secretário de Saúde em abertura a Solenidade.

Cientista Político Murilo Carvalho: Fez a Leitura da Lei 203/2021 que concede o Título de Cidadão Honorário ao Senhor Carlos Eduardo de Oliveira Lula.

Vereadora Josemara (PC do B): Agradeceu a presença dos Vereadores, colaboradores, seus filho (Ruth e Jean), Secretária de Saúde , Coordenador Geral de Saúde de Balsas entre outros. Disse que por ser enfermeira sabe da realidade que vive. Disse que não é só obrigação de fazer, mas que é preciso amar o que está fazendo. Disse que o Secretário trouxe muitas mudanças para Balsas e região, e destacou Centro de Hemodiálise, Maternidade, UTI Neo Natal, Adulta e Hospital Regional de Balsas entre outros, e demais ações realizadas. Solicitou um minuto de silêncio às vítimas de Covid em São Raimundo das Mangabeiras, e junto ao Presidente da Câmara, fez à entrega do Título de Cidadão o Senhor Carlos Lula.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Disse que é autor de alguns títulos de cidadão mangabeirense e teve a honra de ter participado da entrega de título ao Governador Flávio Dino. Disse que não conhecia o Senhor Carlos Lula, mas que vê que o secretário tem realizado boas ações, e que o Hospital Regional foi uma das maiores obras da região. Destacou centro de UTI e hemodiálise e cobrou sobre a promessa do Governador Flávio Dino a respeito de uma ambulância. Disse que mangabeira está de parabéns por ter um gestor preocupado com a saúde da cidade, e que há poucos dias foi inaugurado centro de imagem no município. Agradeceu pelos testes de covid enviados para Mangabeiras e pediu mais vacinas. Disse que a Câmara foi muito criticada, por uma minoria, que perguntou o que o Secretário tinha feito por mangabeiras; e destacou que Carlos Lula tem não só feito por Mangabeiras, mas pelo Maranhão e pelo Brasil. Finalizou dizendo que em breve estará apresentando dois projetos de lei ao doutor Pedro ,dono da Agroserra, e ao Senhor Ministro Carreiro.

Secretária de Saúde, Viviane Nascimento: Disse que é um prazer participar da solenidade e disse que o Secretário é uma pessoa atenciosa e comprometida com o serviço de saúde. Disse que merece o título pelo o que tem feito por Balsas, e nossa região. Destacou Hospital Regional, Centro de Hemodiálise, UTis e maternidade que atende a região. Disse que quando a gestão assumiu encontrou a saúde desorganizada e bagunçada, e que teve como referência o Hospital Regional de Balsas para fazer mudanças e melhorar a saúde de Mangabeiras. Disse que fez uma solicitação de novos testes e também para que Mangabeiras pudesse também ter um Arraial da Vacina, pois mangabeiras passa por um momento difícil.

Dra. Elmorane Coelho: Disse que não poderia deixar de dizer que conhece o Senhor Carlos Lula na faculdade e que já o conheceu na luta dos tempos de faculdade e que hoje vê-lo como secretário de saúde, trás bastante orgulho. Afirmou que Mangabeiras é tida como uma cidade hospitaleira , e elogiou as ações. Parabenizou a gestão municipal que não tem medido esforços para cuidar da saúde. Disse que foi o maior gestor da saúde que já existiu no Maranhão.

Prefeito Accioly Cardoso: Disse que é a primeira sessão solene que participa na sua gestão e que se sente feliz por ser dado ao senhor Carlos Lula. Afirmou que ser mangabeirense é ser acolhedor e hospitaleiro. Disse que a cidade é limpa, organizada e tem uma educação diferenciada, e que tem vários médicos oriundos da cidade. Disse que já solicitou e luta para q que mangabeiras seja uma regional da educação, segurança e saúde. Afirmou que é mais que merecido o título de cidadão ao Secretário por tudo o que tem feito por Mangabeiras, Maranhão e pelo Brasil. Também afirmou que se sente honrado pelo fato de ter Carlos Lula como cidadão mangabeirense. Afirmou que no começo da gestão pegou o hospital desorganizado e que não fazia nenhum exame, e que hoje realiza vários exames, e que o setor de imagens já está sendo bastante utilizado pela população. Afirmou que está com uma licitação para equipar todo o centro cirúrgico, e que poucas cidades no maranhão tem um ala de covid igual à de Mangabeiras, e que a saúde básica está sendo fortalecida e modernizada.

Secretário Carlos Eduardo de Oliveira Lula: Agradeceu a todos pela presença e pela oportunidade. Agradeceu ao Prefeito Accioly Cardoso, Presidente Cobra, Vereadora Josemara e Secretária de Saúde e destacou a trajetória estudantil e atual da Dra. Elmorane. Falou sobre Fé e Ciência. Razão e Coração. Disse que muitas vezes a gente tende achar que são conceitos distantes e que estão em horizontes diferentes, e destacou que em tempos tão extremos em que o ser humano perdeu s capacidade de dialogar e conversar, afirmou que nesses 15 meses de pandemia, se houve algo que tirou como lição é de que é preciso seguir a ciência, mas que antes de tudo é preciso ter fé. Disse que foi muito difícil não se abalar pois ninguém estava preparado para a pandemia, e que muitos desistiram diante da dificuldade da pandemia, mas que ele não poderia desistir, pois quando se lidera um time, no momento de dificuldade, todos olham para o líder e que sua fé nunca foi abalada; e que é por isso que ciência e fé andam juntas. Destacou que o Maranhão é referência em vacinação no Brasil e que Mangabeiras  receberá uma ambulância do Estado.

Diretor da Regional de Balsas, Dr. Eliabi: Agradeceu a todos pelo trabalho realizado que e destacou que é preciso fazer o bem sem olhar a quem. E finalizou afirmando que a Câmara de Mangabeiras está dando sinais de gratidão pelo trabalho realizado pelo Senhor Carlos Lula.