Confira resumo da 28° Sessão Ordinária (29/11)
Foi realizada, nessa segunda (29), a 28° Sessão Ordinária que aprovou – por unanimidade – os seguintes projetos e Indicações:
- Indicação 08/2021, Vereadora Josemara, que solicita reforma do Ginásio Poliesportivo, Raimundo Carreiro.
- Indicação 04/2021, Vereadora Marinilde, solicita que seja realizado um pagamento, bonificação, aos professores efetivos e contratados, caso haja sobra dos valores destinados aos valores de educação.
- Projeto de Lei Complementar 07/2021, de autoria do Vereador Emerson Cardoso (PSD), que altera a Lei Complementar 49/2005 e estabelece proibições e regras de segurança para condução de cães em locais de grande circulação de pessoas.
- Projeto de Lei Legislativo 08/2021, de autoria do Vereador Cobra, que dispõe sobre outorga de Título de Cidadão Mangabeirense ao Senhor Adair Panerai Chequim
- Projeto de lei 26/2021, que concede reajuste de vencimentos aos servidores ocupantes de cargos de Professor, autoriza a concessão de abono e dá outras providências.
Estavam presentes na Sessão 10 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Diogo Botelho (SD), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Oscimar Guida (SD), Pedro Violão (SD), Darleia (PSD) e Nonatinho da Papelaria (PSD). O Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B) justificou ausência.
Confira resumo da sessão
Vereador Cobra (PSB): Certificou ter quórum suficiente para abertura dos trabalhos e abriu a sessão. Afirmou que é uma satisfação ver o Plenário da Câmara sempre cheio. Afirmou que a Câmara analisa todos os projetos e que o Prefeito só trabalha se tiver uma casa compromissada, e que a classe de professores merece esse reajuste. Justificou a ausência do Prefeito Accioly que afirmou que gostaria muito de estar presente, mas por motivo de força maior, não foi possível chegar a tempo. Justificou a ausência do Vereador Júlio que não chegou a tempo de viagem. Afirmou que fez convite a Secretária de Educação, Pedrina Melo, para estar presente, mas que não estava presente. Afirmou que o Senhor Aldair Gaúcho, atualmente, possui 133 pessoas trabalhando de carteira assinada no município, e defendeu o título de cidadão Mangabeirense ao Senhor Aldair Gaúcho.
Vereadora Josemara (PC do B): Fez a leitura do Salmo bíblico 127. Apresentou Indicação sobre a reforma do ginásio poliesportivo, Raimundo Carreiro, e justificou que as crianças que fazem educação física usam o espaço. Disse que visitou o espaço e está bastante ruim e que no local não há vigilante.
Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Agradeceu a classe de professores que estavam presenciando o trabalho e que a Câmara precisa do apoio dos professores e que é muito bom ver a casa cheia. Disse que os professores fazem a transformação da sociedade, e que seu projeto como vereadora era fazer projetos voltado para mulheres, juventude e principalmente para a educação, e que a valorização do piso da classe faz o momento ser especial. Afirmou que aquele que segura na caneta e ajuda a criança a ler e escrever não é apenas professor e sim um herói. Disse também que esse Projeto de Lei requer muita responsabilidade e planejamento do Gestor, e que o Prefeito Accioly tem compromisso com a classe dos professores, e lembrou que no mês de férias, o gestor, pagou servidor contratado (algo jamais visto na sociedade), no Dia do Professor mostrou compromisso com a classe, quando fez um PIX na conta de cada professor, e que agora envia o Projeto de Lei valorizando o Professor e elogiou mais uma vez o Prefeito Accioly Cardoso. Complementou a fala do Vereador Emerson Cardoso, e do Professor Neto, afirmou que o Prefeito Accioly está atrás de rateio e sobras também para oferecer os professores, coisa que nenhum prefeito fez até então, e que será feita uma Indicação coletiva.
Vereador Diogo Botelho (SD): Parabenizou o colega Pedro Violão pela passagem de seu aniversário. Disse que esteve com o Secretário de Agricultura, Professor Edivaldo, que passou todo calendário da secretaria. Defendeu e elogiou o Secretário a frente da Secretaria de Agricultura Familiar. Lamentou a falta de compromisso do Governador Flávio Dino, sobretudo a respeito da água de Mangabeiras. Disse também que passando pela Vila Ceci, viu a empresa de iluminação pública trabalhando. Sobre o Projeto de Lei que reajusta salário dos professores, parabenizou Accioly Cardoso, e disse que o Executivo, junto com a Câmara, reconhecem essa categoria. Destacou que os contratados também receberão o aumento e destacou a valorização da classe. Por fim, disse que diante de um Projeto tão importante, alguém deve justificar a ausência da Secretária de Educação, e convidou todos os professores para sempre participarem das sessões na Câmara, e disse que não pode ser contra a projetos que beneficiam a população. Disse que o Senhor Aldair Gaúcho é um empreendedor que gera renda e emprego em Mangabeiras.
Vereador Pedro Violão (SD): Parabenizou a plateia que estava presente e disse que fazia tempo que não via o Plenário cheio, e destacou que é importante participar das sessões para que a população conheça os trabalhos da Câmara. Disse que o Projeto de Lei que reajusta o salário dos professores é muito importante e disse que apoia e vota sim. Parabenizou o Vereador Emerson pelo Projeto de Lei apresentado a respeito de proibições e regras de segurança para condução de cães em locais de grande circulação de pessoas
Vereador Maurício Dião (PSD): Disse que o Prefeito Accioly Cardoso teve uma atitude louvável e que o prefeito reconhece a classe. Parabenizou os professores por receberem esse incentivo, e que como vereador está também para apoiar a classe. Sobre a ponte que dá acesso ao Jura, disse que a situação está complicada, mas que irá falar com o Secretário de Infraestrutura, Manoel Filho, para iniciar a reforma naquela região.
Vereadora Darleia (PSD): Agradeceu a Deus por mais uma sessão e disse ser grata ao Prefeito Accioly e todos os professores que irão ser contemplados com o 20% do salário, pois é digno e justo.
Vereador Emerson Cardoso (PSD): Agradeceu a Deus pela vida de todos e estendeu seus cumprimentos a Presidência da Casa, e aos amigos e pares da Casa, bem como de todos os professores. Disse ter apreço pelos professores, Professora Laci e Professor Neto. Sobre a iluminação pública da Avenida Ouro Preto e da Vila Ceci até Bela Vista, disse que quem transita por lá sabe que está perigoso por falta de luz, e que todos os vereadores estão empenhados em buscar a solução pra este problema. Disse que até terça-feira será colocado iluminação nesses locais e comemorou o andamento dessa demanda. Sobre a Lei de sua autoria, a respeito dos cães em praça pública, afirmou que não é contra a criação de cães, mas que pessoas sem responsabilidade não podem trafegar com esses animais onde tem crianças e pessoas fazendo caminhada. Sobre o Projeto de Lei de autoria do Prefeito Accioly Cardoso, que reajusta salário dos professores, disse que a classe está de parabéns e que acredita que somente 20% ainda é pouco, mas no momento em que o País atravessa representa muitas coisas; e o prefeito estendeu o aumento aos contratados também; e que esse aumento não irá ter desconto previdenciário. Afirmou que o problema da educação está em ideologias que foram plantadas em governos anteriores. Disse também que a maioria dos pais que não educam os filhos, transferem a responsabilidade aos professores. Afirmou também que um País só sai do buraco com Deus, educação e conhecimento. Destacou que o Presidente da República deu aumento de 21% no valor mínimo investido por aluno, e esse dinheiro que está sendo usado para remunerar os professores, e lamentou que nem todos os prefeitos vão utilizar esse dinheiro para os professores. Elogiou o Prefeito Accioly Cardoso pela atitude. Também fez uma reflexão para que o cidadão não vote em bandidos na eleição do ano que vem. Por fim, disse que entrou no site do FNDE e em claras palavras, foi dito que o aumento foi de 21%, e que quando o Prefeito fez a lei, ele trabalhou com o que tem de certeza no orçamento.
Professor Neto: Fez um pedido ao Líder do Governo e professora Marinilde, para fazer uma Indicação ao Gestor a respeito dos precatórios, e defendeu que a Gestão tem que fazer uma comissão. Disse que os professores estão de parabéns pelo reajuste, mas disse para que a classe cobre para ter ainda mais direito, e pediu para que a Câmara continua unida com a classe dos professores.
Vereador Nonatinho da Papelaria (PSD): Na qualidade de vice-presidente, assumiu os trabalhos da Mesa Diretora para que o presidente Cobra fizesse a defesa de seu projeto. Disse que o Projeto do Vereador Cobra é de suma importância pois é para um cidadão que representa muito para Mangabeiras. Como Relator da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, votou “sim” ao Projeto de Lei que reajusta o salário dos professores em 20%.