Confira resumo da 27° Sessão Ordinária (22/11)

por adm publicado 23/11/2021 20h26, última modificação 23/11/2021 20h26
Foi realizada, nessa segunda (22), a 27° Sessão Ordinária que tratou sobre iluminação pública em São Raimundo das Mangabeiras, Indicação para criação de pista de Skate e apresentação do Projeto de Título de Cidadão Mangabeirense para o Senhor Aldair Gaúcho

Foi realizada, nessa segunda (22), a 27° Sessão Ordinária que tratou sobre iluminação pública em São Raimundo das Mangabeiras, Indicação para criação de pista de Skate e apresentação do Projeto de Título de Cidadão Mangabeirense para o Senhor Aldair Gaúcho.

Estavam presentes na Sessão 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Oscimar Guida (SD), Pedro Violão (SD). Justificaram ausência por motivo de saúde dos vereadores Nonatinho da Papelaria (PSD) e Darleia (PSD).

 

Confira resumo da sessão

Vereador Cobra (PSB): Certificou ter quórum suficiente para abertura dos trabalhos e abriu a sessão.Disse que procurou o Secretário de Infraestrutura para falar a respeito da iluminação pública e teve como resposta de que todos os postes da Avenida Ouro Preto serão trocados. Disse que convidou o Secretário para estar presente na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos a respeito da iluminação pública. Colocou em tramitação o Projeto de Lei de autoria do Vereador Emerson a respeito da proibição de cães ferozes em locais públicos, e que será votado na próxima sessão. Disse que todos ficam felizes pela ponte da Piaçaba e elogiou o Governo Accioly Cardoso que é um governo de desenvolvimento pois havia época que Piaçaba era até difícil de se chegar. Justificou a ausência do vereador Nonatinho (PSD) que se encontra com a mãe com covid, na UTI, e da Vereadora Darleia (PSD), por motivo de saúde de seu esposo. Pediu apoio para todos os vereadores solicitando Título de Cidadão Mangabeirense para o Senhor Aldair Gaúcho

Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Fez registro sobre falecimentos de pessoas queridas de mangabeiras, e prestou condolência aos familiares. Disse que o mês de Novembro também é um mês de oportunidades e falou sobre o Dia da Consciência Negra que é uma luta diária dos homens e mulheres contra a problemática social contra o racismo e desigualdade social. Também falou sobre Enem e disse torcer para que os alunos da escola pública ingressem numa boa faculdade. Também afirmou que Mangabeiras ocupa o 13° lugar na prova Brasil que é um dos melhores índices de aprendizagem.

Vereador Pedro Violão (SD): Apresentou Indicação para solicitar pista de skate no município. Fez menção a atleta maranhense Rayssa Leal. Agradeceu a gestão do Prefeito Accioly por perceber que está trabalhando e buscando melhorar a iluminação pública. Sobre a Guarda Municipal disse que representantes vigias questionam sobre a questão de transformar vigia em guarda municipal, e declarou apoio a eles mas disse que há necessidade de concurso público, e que irá depender do Prefeito. Também apresentou Indicação para criação de uma passarela.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B):  Fez um registro sobre o mês de novembro que tem sido um mês triste pela cidade ter perdido várias pessoas queridas e deixou suas condolências aos familiares do Senhor Gerson, Gerci Santana, Feliciana, Gean do depósito e o senhor Genésio Oliveira. Sobre a questão dos guardas municipais, disse que o Vereador Emerson explicou muito bem sobre a diferença entre guarda patrimonial e municipal. Disse que na época, votou sobre o guarda patrimonial e destacou que foi apenas uma mudança de nomenclatura no que diz respeito a vigia; e que para ser guarda municipal há outras exigências e aconselhou que todos possam se preparar para o concurso de Guarda Municipal. Em relação a iluminação pública disse que cobrou e teve com o Prefeito, que reconhece a dificuldade e que já melhorou bastante mas que também cobra da empresa responsável. Disse que ficou feliz quando o Prefeito o anunciou que conseguiu uma pá carregadeira, e que um deputado também prometeu uma emenda para mais uma pá carregadeira, e que terá umas 3 ou 4 no ano que vem para servir a população e fica feliz com os benefícios para o povo. Disse que esteve na ponte da Piaçaba e destacou que está sendo trocada também toda parte estrutural e acredita que esse ano ainda pode ser inaugurada. Destacou obras na praça do estudante, do vaqueiro e da Matriz que são benefícios para toda a população e que as inaugurações ficaram para o aniversário da cidade.

Vereadora Josemara (PC do B): Sobre os vigias/guarda patrimonial que solicitaram ser guarda municipal, afirmou que os vigias estiveram com o Prefeito e que o mesmo afirmou que iria analisar a situação. Disse que seria uma boa ideia até para que aumentasse a segurança, e que acha interessante, mas que os vereadores irão se reunir para que não fiquem sem resposta. Prestou condolência as famílias dos Senhores Genésio Oliveira, Feliciana, Gean e demais falecidos. Cobrou novamente um quebra mola em sua rua, junto com a vereadora Darleia, pois existem cidadãos empinando moto e andando em alta velocidade no local e com riscos de atropelamento de crianças.

Vereador Maurício Dião (PSD): Fez menção as perdas que Mangabeiras teve este mês e deixou pêsames para a famílias da dona Adalgisa. Afirmou que estava conversando com o Gean de tarde e que a noite soube do seu falecimento e destacou que era uma pessoa do bem. Também deixou condolências à família do Senhor Genésio Oliveira. Sobre a iluminação pública disse ser um problema sério mas que foi colocado várias lâmpadas sendo colocadas, e que já falou com o Secretário Manoel Filho e com o eletricista Petrônio para intensificar a resolução do problema. Sobre os tratores disse que antes só tinha um trator rodando, mas os outros o Prefeito teve um despesa absurda para arrumar, e ainda tem mais dois para serem recuperados, e que os tratores todos os dias fazem 5 a 6 roças de famílias, e que agora tem 3 tratores, por enquanto, rodando para ajudar a população, e que acredita que daqui poucos dias já terá outro e no outro ano ainda mais. Disse que muita coisa a gestão está colocando em prática e destacou a ponte da Piaçaba, e várias estradas.

Vereador Emerson Cardoso (PSD):Lamentou a situação de Mangabeiras nos últimos dias no que tange a mortandade que assolou o povo de Mangabeiras, e destacou que vários dos falecidos contribuíram para o crescimento de Mangabeiras, e prestou condolências aos familiares. Sobre a possibilidade dos guardas patrimoniais serem convertidos a guardas municipais, destacou que todo concurso público é regido por um edital, e que o edital é a lei do concurso e que quando o sujeito presta o concurso no edital, o mesmo especifica a função do cargo caso o candidato passo no concurso. Afirmou que quando foi feito concurso de guarda patrimonial, foi especificamente para zelar o patrimônio público municipal, e que hoje eles exercem a função de vigia.  Disse que converter o edital de guarda patrimonial para guarda municipal, onde o edital prevê uma formação totalmente diferenciada, é um problema. Também destacou que o edital de Guarda Municipal exige uma série de critérios que é totalmente diferente do Guarda Patrimonial e que se o Prefeito fizer a conversão destes cargos, o mesmo estaria cometendo uma improbidade administrativa, pois o gestor tem que se basear no que diz o edital; e que os prefeitos que fizeram serão anulados pelo Ministério Público.  Resumiu que as exigências de Guarda Patrimonial é uma, enquanto as exigências de Guarda Municipal são outras. Disse que o ex Prefeito Francismar Carvalho fez um concurso para Defensoria Pública Municipal e que passou neste concurso mas que não foi chamado, pois o município não pode dispor de Defensoria; e que na época o Ministério Público reagiu contrário. Sobre a iluminação pública afirmou que a Avenida Ouro Preto está escura e que já conversou com o Prefeito pedindo iluminação no local. Também solicitou iluminação na Vila Ceci próximo à casa do Senhor Evaristo. Destacou também que a Câmara é uma Câmara unida, e que o mérito é de todos os vereadores e não apenas de um, e que quando a Ponte da Piaçaba estiver pronta o mérito será de todos. Sobre o dia da consciência negra disse que é contra qualquer tipo de preconceito, e criticou o uso político partidário sobre o tema; e que a diversidade de raças tem que ser respeitada. Disse que existem alguns movimentos que tentam sempre manter a questão do preconceito racial, colocando uma classe contra a outra, ofertando uma conjuntura que as vezes não corresponde com a realidade, e lembrou da frase do ator Morgan Freeman "o dia em que deixarmos de nos preocupar com consciência branca, negra ou amarela e nos preocuparmos com consciência humana, o racismo deixará de existir".