Confira resumo da 26° Sessão Ordinária (08/11)
Foi realizada, nessa segunda (08), a 26° Sessão Ordinária que aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei 25/2021 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal.
Estavam presentes na Sessão 10 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Oscimar Guida (SD), Pedro Violão (SD), Josemara (PC do B) e Darleia (PSD) justificaram ausência por motivo de saúde.
Confira resumo da sessão
Vereador Cobra (PSB): Certificou ter quórum suficiente para abertura dos trabalhos e abriu a sessão. Registrou presença do senhor Jailson, representante do Banco do Brasil, para dá justificativa a respeito das últimas reclamações do Banco do Brasil. Também registrou a presença do Senhor João Luís Leite de Castro, representante da Instituição Amigo do Idoso. Justificou a ausência do vereador Maurício por motivo de saúde. Parabenizou o Prefeito Accioly pela entrega do Programa Mais Renda com a presença do Deputado Márcio Honaiser e que todos os vereadores foram convidados, e que é um programa importante para combater o desemprego. Afirmou que todos os projetos de lei que chega na Câmara é bem analisado pelos vereadores e que o Prefeito justificou muito bem que ele não faz nada sem o apoio dos vereadores, e que o Prefeito agradeceu todos os vereadores pelo apoio; e que o para-choque da política é o vereador e que o cerimonia lista dos eventos precisam ser reconhecida.
Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Ressaltou momento importante na vida da população de Mangabeiras que foi a entrega do Programa mais Renda, em que mais de 30 famílias foram contempladas com os equipamentos e que agora poderão prestar serviço com mais qualidade e crescer no mercado de trabalho, além de gerar renda. Apresentou Indicação verbal para implantação do Sistema Nacional de Emprego, o SINE, no âmbito de Mangabeiras e justificou a indicação.
Vereador Diogo Botelho (SD): Disse que na última semana esteve na região da Bacaba e na oportunidade esteve na ponte que está sendo reformada pela Prefeitura, e agradeceu a gestão por atender suas reivindicações. Também falou sobre a Ponte da Piaçaba que era problema de muitos anos mas que hoje está sendo reconstruído. Solicitou informações a respeito da ponte do Mato Seco que há anos também se encontra sem manutenção. Também apresentou Indicação verbal a respeito da manutenção do semáforo no Banco do Brasil.
Vereador Pedro Violão (SD): Agradeceu a presença do Jailson, representante do Banco do Brasil e os presentes na plateia. Falou sobre o farol da esquina da Vipão que está causando muito problema. Elogiou o Prefeito Accioly e solicitou reparos no local para evitar transtornos. Solicitou também Poço no Bacuri e voltou a tratar sobre a iluminação pública em Mangabeiras. Agradeceu o Prefeito pela importância dada a ponte da Piaçaba.
Vereador Emerson Cardoso (PSD): Parabenizou as pessoas que foram contempladas pelo Programa Mais Renda em Mangabeiras e que vê com bons olhos essa atitude uma vez que foi a primeira entrega de equipamentos que pode afirmar que é a primeira vez que entrega o anzol e não o peixe; pois o costume da política no Brasil não é de dá condições para que o cidadão possa desenvolver as atividades e que ficou feliz com a entrega de equipamentos que poderão gerar renda. Disse que conversando com o Deputado Márcio Honaiser, afirmou que o Governo do Estado ainda dará R$ 500 reais para os contemplados comprarem insumos no sentido de iniciar os trabalhos. Destacou que esse dinheiro não é do Governador Flávio Dino, que aumenta impostos, mas sim do povo que paga impostos. Agradeceu a presença do Senhor Jailson, representante do Banco do Brasil e elogiou o projeto do Senhor João Luís. Fez comentários a respeito do Auxílio Brasil de R$ 400,00 e que toda a Bancada do PT e comunista do Congresso Nacional votou contra o Auxílio Brasil; além de criticar um Projeto de Lei que reconhece as famílias todas as formas de união entre duas ou mais pessoas do Deputado comunista, Orlando Silva. Afirmou que o político bom é aquele que apresenta soluções para os problemas e fomenta uma política para geração de empregos; e não que fica apenas alimentando população com cesta básica e que o Brasil tem que dá oportunidade para quem quer trabalha, e que infelizmente a visão comunista é colocar o pobre contra quem produz. Também afirmou que uma pessoa que é de Deus e tem princípios cristãos não pode aceitar ideologia maldita da ideologia de gênero. Criticou a postura do cerimonial do estado que não destaca os vereadores no palanque levantado pelo Governo do Estado. Sobre o semáforo e iluminação pública sugeriu que seja feito um Ofício coletivo para enviar ao Secretário de Infraestrutura para que dê explicação a respeito. Por fim, na condição de presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, justificou a legalidade da dispensa do parecer e apresentou parecer favorável a matéria.
Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Sobre a iluminação pública disse que o Secretário de Infraestrutura afirmou que é uma empresa que está fazendo a manutenção das lâmpadas na cidade e que, em contato com a empresa, teve como resposta que a empresa é a Engetec e que está se instalando no município. Afirmou que a reclamação é grande mas que segundo o Secretário de Infraestrutura algumas já foram arrumadas. Sobre o semáforo disse que fez a cobrança ao Prefeito mas que está providenciando a manutenção. Sobre a entrega do Kit do Programa Mais Renda afirmou que foram contempladas 30 pessoas em Mangabeiras e que essas pessoas participaram de um curso antes do recebimento dos equipamentos. Sobre o evento, lamentou que o cerimonial do estado destrate os vereadores e não reconhecem a importância, e que o vereador é o político mais sofrido que tem. Mas que gostou do reconhecimento do Prefeito Accioly Cardoso, Presidente da Câmara, Luís Gomes que reconheceram e os levaram ao palanque. Sobre o Banco do Brasil, agradeceu a presença do Senhor Jailson, e que uma das reclamações é a falta de dinheiro nos caixa eletrônicos.
Vereadora Josemara (PC do B): Pediu urgência na questão da resolução da iluminação pública em Mangabeiras e também sobre a água na Vila Cardoso, mas que acredita que haverá uma solução para isso. Afirmou que fez cobrança ao Secretário de Infraestrutura e que sugeriu também um Ofício em nome de todos os vereadores para ser enviado o Secretário.
Vereadora Darleia (PSD): Reforçou a fala dos vereadores que é um direito da população cobrar e que os vereadores estão para reivindicar. Solicitou mais uma vez um quebra mola na rua da sua residência, pois motoqueiros não estão respeitando e é uma rua que tem bastante criança, e que a vizinhança sempre cobra. Por fim também solicitou solução para o problema da iluminação e abastecimento de água.
João Luís Leite de Castro (representante da Instituição Amigo do Idoso): Agradeceu a oportunidade e disse que foi até a casa com a missão de apresentar um projeto sobre cuidado aos idosos. Afirmou que muitos idosos acima de 80 anos sofrem bastante e que é uma situação bastante difícil. Afirmou que o Lar São Vicente de Balsas tem mais de 40 anos e está super. lotado e que está tendo fila de espera e conhecendo essa realidade apresentou um Instituto e buscou registro em Mangabeiras que possui Estatuto e Conta no Banco no Brasil. Disse que juntos é possível fazer uma instituição séria e que pode ajudar muita gente, e que o Instituto Amigo dos Avós pode até se estender para outras cidades e que acredita que não faltar pessoas para ajudar. Deixou projeto elaborado com o Presidente da Câmara a respeito da estrutura planejada para construir no município.
Jailson (representante do Banco do Brasil): Afirmou que o provedor da internet do Banco do Brasil é a operadora OI. Disse que na semana passada, dia 03, houve indisponibilidade do Sistema mas que foi feita comunicação com a diretoria do Banco do Brasil, e que é feito todos os protocolos com a OI, e que informaram que houve rompimento da Fibra devido às fortes chuvas na região; mas que atrasa as demandas dos clientes que buscam sacar no caixa eletrônico. Também explicou sobre os protocolos realizados na agência para buscar solucionar os problemas. Sobre problemas nos caixa eletrônicos para saque, afirmou que os caixas são uma máquina e que são cheias de sensores e que muitas vezes param e explicou falhas técnicas, mas que não é por falta de dinheiro mas muitas vezes por falha no caixa eletrônico. Por fim, afirmou que há 50% dos funcionários no Banco, mas que espera novo concurso para que chamem novos funcionários.