Confira resumo da 25° Sessão Ordinária (25/10)
Foi realizada, nessa segunda (25), a 25° Sessão Ordinária que aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 22/2021 - Poder Executivo- que dispõe sobre a criação, a organização e a estrutura da Guarda Municipal de S.R. das Mangabeiras
Estavam presentes na Sessão 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Prof. Marinilde (PSD), Nonatinho (PSD), Diogo Botelho (SD), Júlio da Foto Layser (PC do B), Vereador Emerson Cardoso (PSD), Maurício Dião (PSD), Oscimar Guida (SD) e Pedro Violão (SD). As vereadoras Josemara (PC do B) e Darleia (PSD) justificaram ausência por motivo de saúde.
Confira resumo da sessão
Vereador Cobra (PSB): Certificou ter quórum suficiente para abertura dos trabalhos e abriu a sessão. Afirmou que os vereadores tem todo o direito de cobrar inclusive sobre a questão de água em Mangabeiras que é um problema antigo. Lamentou falecimento do senhor Antônio Cardoso e registrou pêsames a família, e que vai tentar conseguir quebra-molas na BR, e que na frente do Posto Boiadeiro é registrado vários acidentes. Justificou a falta da Vereadora Darleia e Josemara. Apresentou Projeto de autoria do Vereador Emerson Cardoso a respeito da proibição de circulação de cães de grande porte em logradouros públicos e afirmou que a matéria seguirá tramitação. Por fim, colocou em votação o Projeto de Lei 22/2021 – de autoria do Poder Executivo – que dispõe sobre a criação, a organização e a estrutura da Guarda Municipal de S.R. das Mangabeiras. Matéria foi aprovada por unanimidade.
Vereadora Marinilde (PSD): Fez a leitura da ata da sessão anterior. Disse que essa semana esteve presente numa reunião da Sefaz no município e frisou da importância do Microempreendor na cidade, e o quanto que o empreendedorismo é importante para a economia em Mangabeiras. Afirmou que é preciso fomentar os empresários da cidade. Sobre o Projeto da Guarda Municipal, disse que só a orientação na escola não é suficiente para resolver acidentes de trânsito e que a guarda municipal será de grande importância, além de aplicar multas aos infratores além de respeito a sinalização. Disse que ficou feliz pela chegada de academia e brinquedos na Praça da Família.
Vereador Diogo Botelho (SD): Prestou solidariedade com familiares e amigos do Senhor Antônio Cardoso. Parabenizou atuação dos vereadores que tentam solucionar os problemas do município. Disse que fez um desabafo nas redes sociais que tratou sobre o secretário de infraestrutura, e que afirmou que não há justificativa para que um Poço artesiano não funcione há 14 dias, sendo que o próprio Prefeito comprou a bomba para resolver e disse ser um descaso por parte do Secretário de Infraestrutura. Elogiou o Prefeito Accioly que sempre dá satisfação e que sempre dá expediente na Prefeitura. Disse que muitos secretários colaboram com a gestão, mas que existem uns secretários que se colocam acima do Prefeito. Sobre o Projeto da Guarda Municipal parabenizou o Prefeito pela iniciativa, e que é um projeto de grande valia que vai gerar emprego e segurança. Indagou sobre um possível concurso público realizado ainda na gestão do ex prefeito Francismar e se as pessoas que passaram na época estão habilitadas ou não a serem inseridas no cargo. Agradeceu e elogiou a limpeza no cemitério municipal.
Vereador Pedro Violão (SD): Lamentou a morte do Senhor Antônio Cardoso, vítima de acidente na BR e reforçou pedido de uma lombada no local. Lembrou de sua mãe que também foi vítima. Sobre a questão da água disse que é um câncer na cidade, mas que os vereadores vão, junto com o Prefeito, resolver o problema. Também criticou que alguns secretários não respondem aos ofícios de vereadores, e que quando foi secretário não deixava de atender e afirmou que os vereadores estão ajudando a administração e que precisam de apoio também do secretariado. Parabenizou o Vereador Emerson Cardoso pelas cobranças na iluminação pública.
Vereador Maurício Dião (PSD): Lamentou o falecimento do amigo Antônio Cardoso e afirmou que era seu vizinho e que foi uma fatalidade o que aconteceu. Disse que era um amigo, companheiro, vizinho e muitas vezes conselheiro, e que Deus possa colocar ele em um bom lugar. Sobre a questão de lombada na BR disse que só vê em Mangabeiras que não pode fazer lombada no local, pois em Santa Tereza tem, São Domingo do Azeitão e Pastos Bons também possui e indagou porque não pode ser feito em Mangabeiras e que é preciso se reunir e solicitar lombada na BR. Disse que tem caminhões que passam em alta velocidade, e que até na entrada da Vila Ceci também precisa de lombada.
Vereador Emerson Cardoso (PSD): Falou sobre o acidente de trânsito que culminou na morte do seu tio Antônio Cardoso, que além de ser uma pessoa querida foi um grande expoente na política da cidade. Disse que foi uma fatalidade e que foi uma surpresa pois alguns minutos antes do acidente se encontrou com o tio. Afirmou também que concorda com a inserção de quebra-molas, e que a maioria dos cidadãos de Mangabeiras não são habilitados, e que atribuir a culpa somente ao caminhão que passa na BR não é sábio. Afirmou que todos os dias tem acidente na Rua Paysandu, pois muitos não respeitam a preferencial e que enquanto o cidadão não for educado, no que diz respeito as regras de trânsito, acidentes vão ocorrer sempre; e que a situação só vai amenizar quando a Guarda Municipal estiver atuando com bloco de multas na mão apreendendo menores de idade sem habilitação. Sobre a iluminação pública disse ter recebido muitas reclamações e que irá falar pessoalmente com o Prefeito para solucionar o problema. Disse também que outro problema que precisa ser resolvido é questão da água na Vila Ceci, e que voltou o problema na região e indagou o porquê não está tendo água em alguns locais e que irá buscar saber qual é o problema. Disse que a Câmara tem que trabalhar em harmonia e que o respeito tem que existir entre a Câmara, secretaria e Prefeitura e destacou que o secretariado tem a obrigação de atender a Câmara de Vereadores. Afirmou também que nas outras administrações secretários não se importavam com os vereadores, mas que vereador também é fiscal de secretário e que a Câmara tem que se impor para não ser desmoralizada. Sobre a pergunta do Vereador Diogo a respeito do possível concurso público realizado nas antigas gestões, afirmou que todo concurso tem seu prazo de vigência para ser chamado. Apresentou Projeto de Lei que trata sobre proibição de passeios com cachorro de grande porte em logradouros públicos. Sobre o Projeto de Lei de Guarda Municipal, como presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, apresentou parecer favorável à matéria e que destacou que essa lei terá vigência apenas a partir de 2022, em razão de uma lei federal. Por fim, afirmou que é preciso tirar da cabeça a ideia de que concurso será por indicação, e afirmou que a sociedade precisa evoluir e que é preciso estudar para conseguir o cargo público.
Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Lamentou o falecimento do Senhor Antônio Cardoso e prestou condolências aos familiares e amigos; e destacou trajetória política em Mangabeiras. Sobre as lombadas disse que vem cobrando bastante e que a BR já teve muitos casos de acidente com vítimas fatais. Afirmou que fez um requerimento ao DNIT e cobrou do superintendente. Disse que é contado municípios que não tenham lombada e que Mangabeiras tem poucos e que ainda foi conseguido faixa de pedestre e que não é muito respeitada. Afirmou que fica triste em ver pessoas andando na contra mão, e que o Prefeito irá mexer na sinalização da cidade. Sobre a iluminação pública disse agora é uma empresa que é responsável pela iluminação na cidade, e que ela precisa ser rápida. Por fim, afirmou que acompanhou o empiçarramento da estrada da Piaçaba e acredita que em poucos dias já chegará na ponte, e que este ano será possível inaugurar a ponte e a estrada.