por adm publicado 28/06/2021 14h59, última modificação 28/06/2021 14h59
A Sessão contou com a presença de 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Júlio da Foto Layser (PC do B), Nonatinho da Papelaria (PSD), Pedro Violão (SD)), Josemara (PC do B), Emerson Cardoso (PSD), Darleia (PSD), Diogo Botelho (SD) e Maurício Dião (PSD), os (as) vereadores (as) Marinilde (PSD) e Oscimar (SD) justificaram ausência

Foi realizada, nessa segunda (28), a 14° Sessão Ordinária que teve como pauta o seguinte projeto:

Projeto de Lei 13/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2022 e dá outras providências.

A Sessão contou com a presença de 09 vereadores (as): Cobra (PSB), Júlio da Foto Layser (PC do B), Nonatinho da Papelaria (PSD), Pedro Violão (SOLIDARIEDADE), Josemara (PC do B), Emerson Cardoso (PSD), Darleia (PSD), Diogo Botelho (SD) e Maurício Dião (PSD), os (as) vereadores (as) Marinilde (PSD) e Oscimar (SD) justificaram ausência.

O Projeto 13/2021 foi aprovado por unanimidade.

Confira resumo da Sessão

Vereador Cobra (PSB): Declarou aberta a sessão. Justificou ausência da Vereadora Marinilde e do Vereador Oscimar Guida. Também informou que alterou o horário da sessão devido a grande número de casos de covid e por conta do prazo de votação da LDO. Registrou a presença da assessoria Jurídica, Sheron, do Deputado Adelmo e a convidou à Mesa.  Disse que a Câmara trabalha junto com o Poder Executivo para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Sobre a questão da falta de água disse que está reivindicando para todos os lados e que quanto mais pessoas lutando junto, melhor. Disse que a questão da água de Mangabeiras será resolvida. Disse também que o Dr. Pedro, o convidou, e pediu para convidar todos os vereadores para um almoço na Agroserra, para que os vereadores possam está presentes; e que uma das suas maiores reinvindicações na Agroserra é se o Dr. Pedro conhece alguma empresa que realmente faça um sistema de abastecimento de água terceirizado; e que se tiver alguém que tenha coragem de fazer o sistema de abastecimento de água em Mangabeiras, a Câmara irá brigar para tirar a Caema e colocar uma empresa terceirizada, pois o povo de Mangabeiras quer pagar para ter água. Afirmou que é favor de terceirizar a água de mangabeiras e que se achar um empresário que tenha coragem, irá passar isso para o Poder Executivo, e junto com o Poder Legislativo, tirar o sistema da Caema e colocar uma empresa terceirizada. Por fim, disse que será uma briga constante resolver o problema da água na cidade.

Servidor Murilo Carvalho: Fez a leitura da Ata da Sessão anterior.

Vereador Júlio da Foto Layser (PC do B): Apresentou Questão de Ordem informando que os únicos, PPA-LDO e LOA – são pareceres exclusivos da Comissão de Orçamento. Na qualidade de relator, apresentou relatório a favor do Projeto 13/2021. Disse que não tem nenhuma vacina ruim, e que depois de Deus, acredita na ciência. Afirmou que o Instituto Butantã é uma referência, há mais de 100 anos, no Brasil; e que o País também tem a Fiocruz, e que lamenta fake news e pessoas que conseguem influenciar, com mentiras, muitos seguidores.  Aproveitou para informar que fez uma cobrança ao Secretário de Saúde do Maranhão, de uma promessa do Governador Flávio Dino, e que Carlos Lula convidou os vereadores para receber a ambulância em São Luís e que espera que seja realizado. Disse que na oportunidade que esteve com o Prefeito, disse que o gestor não queria tomar medidas mais duras para não prejudicar a economia do município, mas que estava preocupado com a pandemia. Lamentou pela morte de 34 vítimas do Covid em Mangabeiras. Afirmou que é prejuízo maior é quando se perde uma vida, e demonstrou preocupação com um funcionário da Câmara que está na UTI devido ao Covid. Por fim, afirmou que está ansioso para tomar a segunda dose da vacina.

Vereador Emerson Cardoso (PSD): Na qualidade de Relator da Comissão de Justiça e Redação Final, apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 13/2021. Também lamentou as perdas que o município de São Raimundo das Mangabeiras vem sofrendo em relação às vítimas da Covid-19. Registrou pesar e pediu a Deus que conforte o coração dos familiares. Em relação às vacinas, informou que é bem verdade que existe variação de eficácia nas vacinas, mas que a população precisa entender que a vacina não é para evitar contrair o vírus, mas para que, em caso de contaminação, não sofra de forma intensa. Disse que a maioria das pessoas não estão acreditando no vírus, pois acham que só acontecem com os outros, e que é preciso acatar as regras da vigilância sanitária.

Vereadora Josemara (PC do B): Agradeceu o apoio que o Prefeito Accioly deu no dia em que a casa no Bairro São João foi queimada, e que o prefeito mandou apagar o fogo e ajudará a levantar a Casa. Agradeceu também pelo Poço que será feito no Bairro São João. Pediu um minuto de silêncio para as vítimas de covid, pois no dia anterior Mangabeiras perdeu mais duas 2 pessoas.  Afirmou que a vacina atua, mas mesmo com vacina é preciso prevenir. Sobre as vacinas disse que estão previstas para chegar e que será feita um Arraial em São Raimundo das Mangabeiras. Disse que solicitou 600 testes rápidos e que também solicitou ambulância e que tem uma data para receber o automóvel e que confia na palavra do Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula. Disse que por ser da área da saúde está a disposição para somar, que é preciso fé e ciência nesse momento. Agradeceu o voto e presença dos vereadores na Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão para o Secretário Carlos Lula.

Vereador Pedro Violão (SD): Agradeceu os colegas vereadores que tiveram preocupação com ele e toda sua família no período em que esteve com Covid-19. Lamentou as perdas das vítimas da Covid-19, e que rogou para que nada de pior aconteça daqui em diante, e que torce para que essa pandemia acabe logo.